Saturday, November 04, 2006

Notícia - Falta de petróleo é mentira, quer dizer, não é totalmente verdade, quer dizer...

Em matéria do dia 3 de Novembro publicada no site do MarketWatch, o presidente da maior empresa petrolífera do mundo, a ExxonMobil, declarou que não existe nenhuma falta de petróleo no mundo.

Stephen Pryor, declarou em uma conferência que os recursos energéticos atualmente são adequados para manter o crescimento mundial. O esperado é que a demanda de energia aumente em 60% até o ano 2030 por conta do crescimento de países emergentes como China e India. As reservas existentes que eram o equivalente a aproximadamente 3 trilhões de barris de petróleo agora são somente 2 trilhões.

O problema é que as reservas mais acessíveis já foram exploradas e estão realmente perto do seu fim. Por causa deste fator é que estamos vendo um enorme aumento nos preços do barril e este aumento ainda pode ser maior, prejudicando uma expansão da economia mundial.

A solução proposta pelas empresas petrolíferas é de governos liberarem acesso às reservas petrolíferas ainda não exploradas. Esse também é um sonho do atual presidente americano no Alaska. Também será necessário incentivos para o desenvolvimento de novas tecnologias para processar petróleo que está sendo descoberto agora (que possue uma composição altamente corrosiva).

Com o atual aumento dos preços, governos de vários países tem tirado seu lucro aumentando impostos ou aumentando a participação em projetos mistos. A empresa ExxonMobil no ano de 2002 tinha suas ações em USD$40,00; agora o valor está em USD$72,15.

No comments: