Wednesday, November 15, 2006

Notícia - Brasil & México

Folha de São Paulo publicou um artigo hoje relatando o ranking, elaborada pela empresa de consultoria Economática, das empresas com maior lucratividade na América Latina.

Empresas mexicanas tem maior luratividade comparado às empresas brasileiras, segundo a Economática. Essa pesquisa analisou as 25 maiores companhias de capital aberto na América Latina que divulgaram seus resultados para este terceiro trimestre. Destas 25 empresas, 10 são braseileiras, pior resultado referente a este intervalo desde 1995. No ano passado haviam 6 empresas mexicanas, neste ano 12.

Porém, a boa notícia para o Brasil é que as maiores empresas são brasileiras: Petrobras e CVRD. A Petrobras teve um lucro um pouco superior a USD$3 bilhões e a Vale quase USD$2 bilhões. A terceira colocada, America Movil (mexicana - empresa de telecomunicação) obteve resultado de quase USD$1 bilhão e a quarta colocada, a Cemex S.A. (mexicana - empresa de cemento) lucrou um pouco acima de USD$800 milhões.

O resultado "negativo" do Brasil neste relatório foi devido à falta dos bancos brasileiros - Bradesco, Itaú e Unibanco. O motivo das ausências foram as aquisições feitas recentemente por estas empresas e não tem nehuma implicação em seus desempenhos. Com as aquisições, os balanços financeiros demonstraram enormes despesas que reflete em menores lucros.

Estes resultados não indicam total falha de nossas empresas, somente cálculos contábeis feitos em momentos atípicos.

No comments: