Thursday, November 16, 2006

Notícia - Canadá & China ou Canadá vs China?


Nesta semana acontece no Vietnã o Asia-Pacific Economic Cooperation, reunião com líderes de diversos países para acordos tanto econômicos quanto políticos.

Entre todos os acordos de cooperação que estamos vendo, o governo Chinês recusou encontrar com o Primeiro Ministro Stephen Harper do Canadá. Harper declarou que seu governo não irá vender os valores de seu país - democracia, liberdadae e direitos humanos - por questões econômicas. O governo Canadense aguarda uma reunião com o líder Chinês para discutir entre outros assuntos a prisão de Canadenses presos na China.

O governo Chinês entrou em contato com Canadá para marcar uma reunião oficial, porém não seguiu contato e ao direcionar-se para a APEC, descartou a idéia de ter esta reunião. O gabinete do Primeiro Ministro Canadense informou que ainda há grande interesse nesta reunião, na APEC ou em outro lugar. Porém, esta reunião teria que incluir diversos assuntos tais como o caso do Celil.

Huseyin Celil, possue cidadania Canadense e Chinesa e está preso na China por acusações de ter conexões terroristas. A família alega que ele está sendo perseguido por ser Muçulmano e ter abandonado seu país em 1990. A China não reconhece a cidadania Canadense. Enquanto isso Ottawa pede a libertação de Celil.

Governo Canadense já deu ao exilado Dalai Lama a cidadania honorária.
Notícia relatada no site da CNN.

No comments: