Thursday, November 30, 2006

Dicas - Cadê meu dinheiro que estava aqui?!


Li um artigo muito interessante no site financeiro do Motley Fool e achei interessante colocar as idéias aqui.

Qual de nós não se espanta cada vez que abrirmos a carteira e encontramos cada vez menos dinheiro?? Aí começa a procurar se escondeu aquele dinheiro no outro bolso, na camisa, se deixou em cima da mesa, dentro da gaveta,... para depois de bastante procura lembrar que ele foi gasto e depois... Vem o espanto que o dinheiro sumiu tão rápido!!

Então, depois de vários epsódios desse agente promete e resolve fazer um orçamento pessoal. Todos os cálculos são feitos com aluguél, transporte, gasolina, etc. Agora há a cofiança que o problema foi resolvido. Porém.... acontece de novo.

Muitas vezes achamos que fizemos todos os cálculos, mas ainda falta:
Transporte:
  • Gasolina e prestação do carro são colocados no orçamento, mas ainda falta... Conte com manutenção, troca eventual de óleo, pneus e outros reparos. Também há pagamento de multas, impostos, estacionamento (muito comum e CARO), taxi, etc. Para esta categoria será melhor analisar um histórico anual ou então deixar sempre uma quantidade extra reservada.

Assinaturas:
  • O pagamento de assinaturas de revistas e jornais é anual, porém, dependendo da quantidade de assinaturas, os pagamentos podem atrapalhar bastante o orçamento. Procure acessar a internet, muitas das revistas tem conteúdo exclusivo só para assinantes, mas há várias outras opções de livre acesso.
  • Lembrar também de outros pagamentos anuais como sindicato, clube de lazer, associações profissionais, dentre outros.

Presentes:
  • Tente reservar uma pequena quantidade por mês durante o ano para as compras de Natal. Caso não seja possível, ao menos tente guardar começando em Setembro. Utilize o 13º para outras eventualidades, como material escolar para as crianças no começo do ano ou outros impostos. Se você gosta de presentear, guarde todo mês um valor para os aniversariantes.

Lazer:
  • Adicione um valor extra bem cedo para planejar o Carnaval e Semana Santa, épocas famosas de viajens. Tente não comprar parcelando pois os melhores descontos são a vista.

Beleza:
  • Para as mulheres, separe o valor de manicure, tintura, corte, etc. Para homens geralmente fica mais simples. Perfumes e roupas também devem ser adicionados ao orçamento. Tente analisar custos trimestrais para fazer este orçamento.

Taxa/Multa:
  • Taxas de banco, taxas da faculdade/matrícula, multas de pagamento devem ser calculados. Quando há uma análise das multas, também há uma consciência maior de pagar tudo em dia e evitar estas taxas. Tente agendar sempre débito automático.

Dinheiro:
  • Tenha também um orçamento de dinheiro em espécie que você precisa. Dinheiro é bastante difícil de manter controle, por tanto controle e tanto de dinheiro que você tem em mãos. Tente adotar a filosofia da mesada, você só entrega nas suas mãos X reais para gastar naquela semana.

Prometo que vou tentar!

No comments: