Friday, December 01, 2006

Notícia - Pfizer em busca da fórmula mágica


Pfizer, maior empresa farmacêutica do mundo busca maneiras para continuar sendo uma gigante. Uma das características fortes da empresa é o investimento em P&D, sempre tentando achar um novo "santo remédio".

A nova arma da empresa é o Torcetrapib, o remédio ainda em fase experimental para tratar colesterol alto. O remédio pode ser a nova salvação da empresa, elevando colesterol "bom" enquanto diminui o "ruim".

Porém, estudos revelam que este remédio aumenta a pressão arterial em alguns pacientes, efeito colateral que pode prejudicar o seu lançamento que iria substituir o Lipitor, remédio mais vendido no mundo.

O mercado em geral sofre com o avanço dos genéricos. Canadá é um país onde as empresas de genéricos proliferam.

A Pfizer, temendo não ser mais a gigante do mercado no ano passado trocou o CEO Henry McKinnell um ano antes de sua aposentadoria. Alguns meses depois o substituto foi Jeffrey Kindler. O novo CEO informou que o crescimento da empresa será muito pequeno nos próximos anos. Durante os cinco anos de trabalho de McKinnell, a empresa perdeu seu valor em 43%. A melhor estratégia para melhorar resultados agora seria cortar custos.

Como resultado, a empresa afirmou que irá reduzir a sua equipe em 20%, ou seja, 2.200 funcionários, que seriam em sua maioria representantes. O objetivo será melhorar a eficiência dos representantes e não diminuir a força de venda no mercado.

Investidores esperam novos sucessos da empresa, vários foram anunciados recentemente. Alguns dos projetos: remédio contra a obesidade com efeito de redução do apetite, remédio para o tratamento da HIV e remédio para cancer de mama, tireóide e pulmão. Também estão sendo desenvolvidos projetos para encontrar outras utilidades de remédios já existentes.

Como exemplo, o remédio Lyrica, um remédio já utilizado em epilepsia. Este remédio que já traz USD$1 bilhão para a empresa também demonstra bons resultados para o tratamento de Fibromialgia.

A prova real do sucesso da empresa sairá em Março, quando investidores saberão dos resultados do torcetrapib.

Fonte: Business Week.

No comments: