Wednesday, December 06, 2006

Notícia - Disparidade econômica

O BBC News relatou nesta Terça-feira, que 2% da população do mundo tem mais da metade da riqueza.

Este dado vem de uma pesquisa do Instituto Mundial para Pesquisa do Desenvolvimento Econômico (World Institute for Development Economics Research) da Universidade das Organizações Unidas - ONU.

A pesquisa tem vários fatores incrivelmente importante:
Primeiro a investigar dados de todos os países do mundo (por estimativas ou dados concretos);
Ele investiga riqueza ao invéz de renda;

Riqueza aqui é descrita como: montante que as pessoas possuem menos as dívidas. Bens contados aqui são: terras, animais, prédios e investimentos financeiros.

O estudo indica que a metade mais pobre da população tem quase 1% da riqueza mundial. Esta riqueza concentra-se mais na América do Norte, Europa e alguns países do Pacífico Asiático como Japão e Austrália. Estes países concentram 90% da riqueza.

A disparidade econômica é maior quando é feita a medida por riqueza, ao invéz de salário anual. A lógica aqui é que riqueza é acumulada em gerações e salário é individual. Ou seja, terras, fazendas, empresas são passadas de geração em geração mas isso não acontece com salário.

Em países menos desenvolvidos, terras e fazendas são os bens mais importantes, refletindo a grande importância da agricultura nestas economias.

Esta pesquisa também encontrou que alguns indivíduos em países ricos tem mais dívidas do que bens. Como resultado, eles estão entre os mais pobres do mundo quando consideramos riqueza. Porém, eles ainda estão em boas condições pelos bens consumidos em comparação com outras pessoas em países em desenvolvimento.

No comments: