Sunday, December 10, 2006

Notícia - Gen Augusto Pinochet morre no Chile

Há uma semana, Augusto Pinochet tinha sofrido problemas cardíacos e hoje ele não resistiu a um ataque cardíaco. Pinochet morreu com 91 anos em Santiago.

Hoje também é o aniversário de sua esposa e como uma ironia, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Pinochet foi ditador do Chile de 1973 a 1990. Seu legado é seguido de controvérsias. O povo do Chile tanto comemora quanto lamenta o falecimento. O governo chileno, da presidente Michelle Bachelet informou que Pinochet não receberá honras de Estado. O pai de Bachelet morreu nas prisões de Pinochet.

Pinochet com seu golpe militar conseguiu estruturar o país para um padrão de crescimento contínuo - um dos únicos da América do Sul. O país vem crescendo 5% a 7% desde 1984.

Porém, Pinochet também teve no seu regime mais de 3.000 assinatos políticos. Milhares pessoas também tornaram-se refugiados de seu regime. Pinochet era extremamente severo e chegou a falar: "nenhuma folha se move neste país seu eu não movê-la".

Ao completar 91 anos no mês passado, Pinochet fez uma declaração assumindo "responsabilidade política" pelos acontecimentos de seu regime. Ele explicou também que sua motivação era amor pela pátria e desejo de unificá-la.

Sua morte veio antes de qualquer julgamento. Há alguns anos centenas de processos foram abertos contra Pinochet. Porém seus advogados sempre conseguiram se afastar alegando que a saúde do ex-ditador era muito frágil. Pinochet passou seus últimos dias em prisão domiciliar.

No comments: