Monday, November 13, 2006

Empregabilidade - Os Cinco Papéis de um Líder

Ola a todos,

Volto depois de uma breve pausa. Para mim essa última semana foi incrivelmente ocupada, estou saindo do meu trabalho e com isso vários outros projetos começam a aparecer e este foi o motivo da minha ausência. Por falar em trabalho, gostaria de criar um novo tópico chamado Empregabilidade e com isso temos o post de hoje.

No site do The Street no dia 3 de Novembro foi publicado um bom artigo sobre liderança. Esse artigo foi escrito a partir de uma entrevista com Cara Good, proprietária e Presidente da WunderMarx, empresa de relações públicas.

Segundo o artigo, um líder tem que desenvolver essencialmente cinco papéis:
  1. Futurista,
  2. Historiador,
  3. Embaixador,
  4. Analista
  5. e o "Do Contra".
Pela necessidade de constantemente interagir com diversos públicos (clientes internos e externos, proprietários/investidores) essas habilidades comunicativas precisam ser sempre focadas para um líder poder não somente desenvolver sua equipe mas sua empresa em geral.

Um líder precisa ser futurista no momento que você precisa definir a estratégia de sua equipe para atingir os objetivos da empresa. É você que todos irão procurar para saber como sua equipe anda e é você que precisa demonstrar o que será necessário para atingir os objetivos estabelecidos.

É preciso tanto contar para todos o que irá ser de sua equipe, mas também do que ela foi. O historiador irá tansmitir a imagem de uma empresa mais humana, séria e de altos desempenhos. Contando o passado da empresa, você cria um conceito de empresa bem mais sólida.

Como embaixador, você tem o importantíssimo papel de ser o rosto da sua equipe. Todas as ações tomadas pela equipe representará em você e terá que representar os objetivos da empresa. Você tem que unir a missão e valores da empresa com a equipe e passar tudo isso para o resto da empresa e seus clientes externos.

Líderes também precisam ser analistas quando precisam saber das tendências de mercado, oportunidades e problemas que virão. Ações precisas e de preferência de prevenção deverão ser tomadas para garantir que a empresa continue destacando-se do mercado e não ser somente mais uma empresa.

Para ser diferente, o líder também precisa ser agir em alguns momentos com idéias contrárias. Você deverá saber o quais são os principais valores de acordo com os objetivos da empresa e seguir em frente, contrariando idéias porque você consegue ter uma visão mais ampla e tem a noção das ações necessárias para obter o melhor resultado. Caso contrário, se você deixar espaço para diversas influências, você perderá o foco, o plano e se o resultado final não for bom a responsabilidade mesmo assim será toda sua.

O que você acha desses conceitos? São aplicados? Funcionam ou não??

No comments: