Empregabilidade - Os Cinco Papéis de um Líder
Ola a todos,
Volto depois de uma breve pausa. Para mim essa última semana foi incrivelmente ocupada, estou saindo do meu trabalho e com isso vários outros projetos começam a aparecer e este foi o motivo da minha ausência. Por falar em trabalho, gostaria de criar um novo tópico chamado Empregabilidade e com isso temos o post de hoje.
No site do The Street no dia 3 de Novembro foi publicado um bom artigo sobre liderança. Esse artigo foi escrito a partir de uma entrevista com Cara Good, proprietária e Presidente da WunderMarx, empresa de relações públicas.
Segundo o artigo, um líder tem que desenvolver essencialmente cinco papéis:
Um líder precisa ser futurista no momento que você precisa definir a estratégia de sua equipe para atingir os objetivos da empresa. É você que todos irão procurar para saber como sua equipe anda e é você que precisa demonstrar o que será necessário para atingir os objetivos estabelecidos.
É preciso tanto contar para todos o que irá ser de sua equipe, mas também do que ela foi. O historiador irá tansmitir a imagem de uma empresa mais humana, séria e de altos desempenhos. Contando o passado da empresa, você cria um conceito de empresa bem mais sólida.
Como embaixador, você tem o importantíssimo papel de ser o rosto da sua equipe. Todas as ações tomadas pela equipe representará em você e terá que representar os objetivos da empresa. Você tem que unir a missão e valores da empresa com a equipe e passar tudo isso para o resto da empresa e seus clientes externos.
Líderes também precisam ser analistas quando precisam saber das tendências de mercado, oportunidades e problemas que virão. Ações precisas e de preferência de prevenção deverão ser tomadas para garantir que a empresa continue destacando-se do mercado e não ser somente mais uma empresa.
Para ser diferente, o líder também precisa ser agir em alguns momentos com idéias contrárias. Você deverá saber o quais são os principais valores de acordo com os objetivos da empresa e seguir em frente, contrariando idéias porque você consegue ter uma visão mais ampla e tem a noção das ações necessárias para obter o melhor resultado. Caso contrário, se você deixar espaço para diversas influências, você perderá o foco, o plano e se o resultado final não for bom a responsabilidade mesmo assim será toda sua.
O que você acha desses conceitos? São aplicados? Funcionam ou não??
Volto depois de uma breve pausa. Para mim essa última semana foi incrivelmente ocupada, estou saindo do meu trabalho e com isso vários outros projetos começam a aparecer e este foi o motivo da minha ausência. Por falar em trabalho, gostaria de criar um novo tópico chamado Empregabilidade e com isso temos o post de hoje.
No site do The Street no dia 3 de Novembro foi publicado um bom artigo sobre liderança. Esse artigo foi escrito a partir de uma entrevista com Cara Good, proprietária e Presidente da WunderMarx, empresa de relações públicas.
Segundo o artigo, um líder tem que desenvolver essencialmente cinco papéis:
- Futurista,
- Historiador,
- Embaixador,
- Analista
- e o "Do Contra".
Um líder precisa ser futurista no momento que você precisa definir a estratégia de sua equipe para atingir os objetivos da empresa. É você que todos irão procurar para saber como sua equipe anda e é você que precisa demonstrar o que será necessário para atingir os objetivos estabelecidos.
É preciso tanto contar para todos o que irá ser de sua equipe, mas também do que ela foi. O historiador irá tansmitir a imagem de uma empresa mais humana, séria e de altos desempenhos. Contando o passado da empresa, você cria um conceito de empresa bem mais sólida.
Como embaixador, você tem o importantíssimo papel de ser o rosto da sua equipe. Todas as ações tomadas pela equipe representará em você e terá que representar os objetivos da empresa. Você tem que unir a missão e valores da empresa com a equipe e passar tudo isso para o resto da empresa e seus clientes externos.
Líderes também precisam ser analistas quando precisam saber das tendências de mercado, oportunidades e problemas que virão. Ações precisas e de preferência de prevenção deverão ser tomadas para garantir que a empresa continue destacando-se do mercado e não ser somente mais uma empresa.
Para ser diferente, o líder também precisa ser agir em alguns momentos com idéias contrárias. Você deverá saber o quais são os principais valores de acordo com os objetivos da empresa e seguir em frente, contrariando idéias porque você consegue ter uma visão mais ampla e tem a noção das ações necessárias para obter o melhor resultado. Caso contrário, se você deixar espaço para diversas influências, você perderá o foco, o plano e se o resultado final não for bom a responsabilidade mesmo assim será toda sua.
O que você acha desses conceitos? São aplicados? Funcionam ou não??
No comments:
Post a Comment