Tuesday, November 07, 2006

Notícia - China e África


Celebrando 50 anos de acordos diplomáticos, a China realiza um Fórum em Beijing para quase 50 líderes Africanos. São mais de 1700 delegados, representantes das Nações Unidas e 1000 representantes da imprensa que estaram presentes. O Presidente da China, Hu Jintao declara que irá dobrar o valor de ajuda para África (valores exatos não foram mencionados) e liberar USD$5 bilhões em empréstimos nos próximos três anos. O Fórum irá discutir 2000 acordos comerciais. Está exatamente aqui a grande polêmica. Com esse Fórum, a China tem a intenção de aumentar os acordos comerciais com a África, mesmo que seja necessário negociar com governos de regimes opressivos. Beijing se pronuncia que quer fazer negócios e não política. Com os EUA e Europa já dominando vasta parte do mundo capitalista, a China busca matéria-prima na África, o continente que já foi esquecido e descartado. O propósito será importar petróleo e demais produtos para alimentar a produção na China que será exportada para a África. Até agora as duas partes já negociam por volta de USD$$42 bilhões. A África do Sul declara que tem a balança comercial negativa com a China, comprando mais do que é investido.

Críticos apontam que com estes acordos, a China favorece países em conflitos como a Etiópia e Sudão. Por outro lado, entidades os Direitos Humanos investigam relatos de abuso por parte dos Chineses com seus empregados Africanos.

A proposta do Presidente Hu Jintao parece boa, enormes populações em cada lado da mesa precisando de acordos favoráveis. O futuro dirá como será a execução destes acordos.

Imagem da emissora WSVN.

1 comment:

BUSSOLA DE FINANCAS said...

Isso aí... China cada vez mais avassaladora...
Otimo texto.
Abs