Tuesday, October 31, 2006

Opinião - Google Domina o Globo??

O quanto tudo mudou desdo início da internet... Lembro que em 1991 quando nossa família morava nos EUA, achei super incrível quando meu Pai mandou um email para o Brasil. Ele podia "mandar cartas" para o Brasil sem pagar nada, sem ir aos correios, sem demorar, era imaginável!! Depois os tempos mudaram e começamos a usar a internet para pesquisas (faculdade, trabalho), mandar emails, etc. E depois... chegou o tal Google. Agora, felizmente ou infelizmente o quanto a vida ficou vinculada à internet. Procurando sempre otimizar minhas tarefas, organizar minhas coisas, busquei ferramentas (ou elas me buscaram) para otimizar e organizar a minha vida.

Procurando ferramentas para ajudar nesta era da informação, achei muitas ferramentas da Google que ajudam bastante (não trabalho para a empresa, sou somente um cliente satisfeito).


Primeiro nós temos a página inicial, Personalized Homepage:
Colocando esta página sempre para abrir com o firefox, tenho logo as informações de notícia, meus emails, aniversários do orkut, etc. Fica tudo bem acessível para eu não precisar digitar os "www"s e perder preciosos segundos.



Depois vem o Gmail:
Bastante espaço para guardar tudo que preciso. Usando um simples programa, consigo utilizar o gmail como um drive externo, fazendo uploads de arquivos até 10mb. O programa, baseado em Ajax é rápido, simples mas com vários recursos que facilitam a organização de emails por filtros e o que o google chama de conversas.



Google Calendar:
Há dois meses utilizo este programa para organizar toda a minha agenda. Facilmente é possível criar compromissos, modificar eventos, enviar convites RSVP, criar agendas múltiplas. Utilizo uma agenda para compromissos do trabalho, outro de atividades pessoal, outro para reuniões específicas. Com isso consigo rapidamente identificar tema de eventos e compartilhar eventos específicos com outras pessoas. Esta ferramenta também é integrada com o Gmail.

Docs and Spreadsheets:
MS Office móvel, ou... Open Office móvel (ao menos quase). Agora podemos criar, editar e compartilhar arquivos de texto (ex. Word) e planilhas (ex. Excel) tudo online. Coloco online documentos que utilizo frequentemente. Caso eu esteja em casa e alguém do trabalho me liga, estou com as informações; ou, pego um texto que estou criando, compartilho com outra pessoa e juntos trabalhamos no projeto, ou... como aconteceu ontem a noite, minha namorada ligou pedindo para eu criar um arquivo de tal forma, criei, compartilhei com ela. Funções de cada programa ainda são limitados, mas para a maioria de nós, o que temos oferecido aqui será o suficiente.


O Page Creator:
Não utilizo ainda muito esta ferramenta. Mas há bastantes recursos para criar um site, bem fácil, bem dinâmico e você consegue um endereço da google como: http://SEUNOME.googlepages.com. Criar um site ainda não achei tão vantajoso, prefiro a interação com o usuário que o blog permite. Isso nos leva para o...



Blogger:
Comecei a utilizar um blog de outra empresa para informar amigos de alguns países sobre a minha vida, as novidades, etc. Mas depois decobri o blogger, site mais dinâmico, visual mais atraente, mais rápido e de fácil utilização. Conseguindo formatar o código do template também me permite criar o meu blog, modificando algumas coisas que eu achar melhor. Então criei um blog pessoal e agora este blog, fruto do meu interesse para investir em ações, conhecer mais o mundo da tecnologia e dos negócios e sua interação com a vida do cotidiano.


Analytics:
Com a utilização do blogger, vem vários outros recursos... O Analytics me dá a chance de saber a saúde do blog, quantos visitantes, ou seja toda a estatística de marketing. São gráficos altamente específicos, detalhados, vários recursos que na verdade acho que utilizo realmente 15% das funções.



Picasa:
Uma das várias empresas compradas pela Google, armazena fotos, são 250mb disponíveis. Coloco várias fotos para compartilhar com amigos e para utilizar também neste blog.






Reader:
Sempre a noite, gosto de ler as notícias. Com este agregador de notícias, junto jornais do mundo todo e blogs. Passo pelas manchetes, histórias específicas e as de maior interesse abro em outra janela para ler detalhadamente. O Reader foi modificado recentemente para uma utilização bem mais dinâmica e eficiente.



Notebook:
Grande parte destes posts foram escritos com a ajuda desta ferramenta. Ao encontrar uma matéria interessante, seleciono ela e adiciono ao Notebook. Esta ferramenta permite extrair conteúdos de sites para você criar um "caderno" com as informações que você quiser. Vou pesquisando de site em site, crio um "caderno" e vou colocando nele as informações mais importantes. Depois de uma pesquisa extensa. Leio o caderno e vou escrevendo o post.


Groups:
Utilizo pouco esta ferramenta, mas acho mesmo que por falta de tempo... Já precisei dela para tirar algumas dúvidas sobre esse novo blogger beta. No Google Groups, refeito também recentemente, podemos criar tópicos de discussão, colocar arquivos para compartilhar, etc.


Google Talk:
Utilizo algumas raras vezes, pois o marketshare no Brasil ainda é dominado pelo MSN. Utilizo mais com colegas do trabalho pois está integrado com o gmail que todos nós utilizamos.

Orkut:
Para relaxar do mundo, conhecer pessoas, fazer contatos com pessoas do passado, de outros lugares, de outros interesses. Essa é a proposta do Orkut. Predominantemente brasileiro, agora está ficando insuportável com spam, mas este problema já está na agenda do google para ser resolvido.


Ufa... serviços e serviços... Valor de tudo isso R$00,00! Descobrindo cada serviço temos muito mais ferramentas para organizar a vida, filtrar informações, saber o que fazer com elas e utilizar elas!

E é assim que o mercado funciona: empresa fornecendo serviços com boa qualidade = aumento em número de clientes + bom gerenciamento = Valorização da Empresa = AÇÕES MAIS ALTAS.

Tem ainda outros recursos como gerenciador de projetos e tarefas que utilizo outras empresas, mas isso é para outro dia. Eu tevia ter colocado AdSense no meu blog também né?! Podia ter ganho um dinheiro...

1 comment:

Alberto Mengozzi said...

Rodrigo, caramba!

Você está de parabéns!!!

Sucesso!!!