Tuesday, October 24, 2006

Noções - Fusões, Aquisições, Compra Hostil...

Nota publicada hoje pelo site da ValorOnline, escrita por Catherine Vieira e Carolina Mandl, relata que:
O crescimento do mercado de capitais nos últimos dois anos foi tão forte que impulsionou também o segmento de fusões e aquisições. Dados das empresas de consultoria apontam projeção recorde de negócios neste ano e levantamento feito pelo Valor mostra que desde que as ofertas primárias começaram a se tornar mais presentes no mercado brasileiro já ocorreram 26 operações de fusão ou aquisição envolvendo companhias que foram listadas no mercado nos últimos dois anos.
Já ouvimos essa história em algum lugar...

Em Julho deste ano a Sadia lança na CVM uma Oferta de Compra Hostil da Perdigão. As ações da Perdigão chegaram a subir bastante com a notícia, mas no final a compra não foi feita.

No dia 13 deste mês, tivemos a notícia que a Net Serviços, maior empresa de televisão por assinatura do país está fazendo a Aquisição da Vivax S.A., segunda maior empresa de TV a cabo. Esta transação deverá ser efeita em dois estágios, a última, resultando na compra do controle acionário depois da aprovação da Anatel. Esta compra deverá ser feita por troca de ações.

E tivemos hoje a notícia da Aquisição da mineradora canadense Inco feita pela Companhia Vale do Rio Doce. Com isso a Vale será a segunda maior mineradora do mundo. A transação superior a USD $13 bilhões é a maior aquisição feita por uma empresa brasileira.

Então, qual é a diferença entre estes termos?
  • Fusão:
    • Ocorre quando empresas decidem criar uma união, formando uma nova única empresa. Cargos executivos são divididos, decisões e políticas da nova empresa são discutidas com todos os participantes. Lei 6.404/76, art. 228.
  • Aquisição:
    • Uma grande empresa compra outra menor criando uma expansão da sua participação no mercado. A empresa maior irá criar todas as decisões referente à esta transação e a união administrativa. Lei 6.404/76, art. 228.
  • Compra Hostil:
    • Uma grande empresa oferece um lance para as ações de uma outra empresa com o propósito de comprá-la. O sucesso desta transação fica a critério dos acionistas que aceitam ou não vender suas ações. Com isso, é retirada a participação dos executivos da menor empresa. A compra hostil geralmente fica mais caro para a maior empresa pois o seu lance fica superior ao preço de mercado das ações.

Esta é a nomenclatura mais utilizada nos dias de hoje. Fazendo uma pesquisa ampla, descobri o site da imes Universidade que faz a descrição de três tipos de fusão: Concentração (A + B = C), Incorporação (A + B = A) e Cisão (Setor de A + Setor de B = D).

No comments: