Sunday, October 08, 2006

Noções - Organograma Corporativo

Entãoo, quem é quem de uma organização. Observamos em multinacionais cada vez mais as siglas CEO, CFO, Presidente, Conselho de Diretores, entre outros. Linhas estritamente definidas são complicadas para delinearmos estes cargos, pois muitas vezes as descrições ficam a critério das corporações. Mas vamos tentar explicar um pouco isso tudo...




Nos Estados Unidos temos as chamadas C-Corporations que sãoo corporações com vários donos, geralmente com ações vendidas nas bolsas de valores. O lucro vai para a empresa e depois para os acionistas. Diferente da S-Corporation onde geralmente os donos são poucos e possuem total controle da empresa, neste caso o lucro vai diretamente para os donos. A estrutura corporativa que iremos analisar é mais comum em C-Corporations.

Em primeiro planos temos os acionistas (shareholders). Eles financiam a corporação, são efetivamente os donos, com isso tem poder de decisão e participação nos lucros. Podemos nos tornar um dos donos de uma empresa indo à uma bolsa de valores mais perto de você para comprar uma ou mais ações. É lógico, que na maioria dos casos seremos um dos milhares ou milhões de donos da empresa.

Depois temos o Conselho de Diretores (Board of Directors) que são as pessoas que irão cuidar da empresa pensando sempre nos investidores, estão sempre analisando a empresa como um todo, de maneira ampla. Este é o órgão governante da empresa eleito pelos acionistas. Podem ter vindos da própria empresa ou de outra empresa. São as pessoas que escolherão as diretrizes da corporação e elegem as pessoas mais importantes para executar suas decisões.

O Conselho elege seu representante, o Chairperson que também pode agir como CEO (Chief Executive Officer). O cargo de CEO é geralmente o mais importante da empresa. Será a pessoa responsável por executar todas as decisões da empresa, temos como í­cone recente o Sr. Jack Welch (ex-CEO da GE) e Sr. Kenneth Lay (ex-CEO da Enron) como casos de pessoas que levaram suas empresas ao topo e aos pedaços.

Depois temos o Presidente da empresa. Nas empresas menores, geralmente quem cria a empresa é o Presidente, em grandes corporações como estamos analisando, temos o COO (Chief Operating Officer) como o Presidente. Este cargo preocupa-se com o dia-a-dia da empresa, a atenção é bem mais centralizada a uma área. Por isso podemos ter Presidentes de várias áreas/segmentos de uma empresa.

Algumas vezes, dependendo da empresa temos como pessoa-chave o Presidente ou o CEO. Como exemplo é a Microsoft, onde o Sr. Bill Gates é Chairman e o Sr. Steve Ballmer é CEO. O Presidente geralmente teve participação notável na construção da empresa ou então, podemos ter um Presidente que foi promovido, mas o CEO é sempre eleito.

Em altos cargos também temos os CFO (Chief Financial Officer) cuidando das finanças da empresa, o CTO (Chief Technical Officer) cuidando da área de tecnologia, CIO (Chief Information Officer) da área de Informação, recentemente importante pela internet, CSO (Chief Security Officer) na área de segurança de informações e processos, e CCO (Chief Compliance Officer) para observar que a empresa está de acordo com as leis vigentes.

Abaixo temos os Vice-Presidentes Executivos e Vice-Presidentes. Estes cargos cuidam de áreas distintas com bem mais detalhes, são cargos mais especializados e técnicos.

Abaixo disso temos os cargos que são bem mais acessíveis a todos nós, Gerente Geral, Gerente, Supervisor, Funcionário.

Atá agora já pulei um ní­vel deste organograma, dependendo do ponto de vista, posso até ter pulado dois níveis. E você, onde está? Você sabe quem são as pessoas-chaves de sua organização? É notável quem faz o que?

No comments: