Sunday, October 08, 2006

Notícia - Hewlett-Packard - HP


Uma das maiores empresas da lista da Fortune 500 (lista das 500 maiores empresas do mundo feita pela revista Fortune), a HP novamente entra nos noticiários com péssimos relatos. A Última ocorrência foi no início de 2005 com Sra. Carly Fiorina que estava levando a empresa para sérios riscos financeiros. Agora, executivos da empresa estão sendo indiciados por vários crimes. Como tudo aconteceu??

Em Fevereiro de 2005, com a saída da Sra. Fiorina como CEO, a Sra. Patricia Dunn foi eleita Chairwoman da empresa. Logo em seguida foi chamado o Sr. Mark Hurd para ocupar o cargo de CEO.

No dia 6 de Setembro a própria HP relatou que estava espionando seus membros do Conselho de Diretores por suspeita de quebrar o sigilo e divulgar para a empresa CNET informações importantes da empresa, discutidas em reuniões do conselho. A primeira investigação, em 2005, com o nome Kona I não encontrou o culpado pelo vazamento de informações. Porém, a segunda investigação em 2006 denominado Kona II foi bem sucedida. Estas investigações utilizaram dados sigilosos dos membros da HP, de alguns repórteres e de seus familiares para obter o registro de telefones e outras informações confidenciais. Investigadores buscaram registros telefônicos, conversas e mensagens de celular e emails pessoais em busca do traidor.

No começo deste ano a investigação interna descobriu que o Sr. George Keyworth, membro do Conselho de Diretores da HP por 21 anos foi o responsável pelo vazamento de informações. Foi pedido que ele entregasse o cargo em Maio deste ano mas ele negou, porém outro membro do Conselho, Sr. Thomas Perkins retirou-se indignado pelos métodos adotados na investigação.

Toda essa investigação foi feita sob autorização da Sra. Patricia Dunn, que pediu demissão no dia 22 de Setembro, uma semana antes de uma investigação feita pelo governo americano. No dia 5 de Outubro a Sra. Dunn foi indiciada por quatro crimes federais juntamente com mais quatro pessoas envolvidas no caso.

Sr. Mark Hurd, agora eleito como Chairman da HP tem a responsabilidade de levar a empresa para longe da atenção destes fatos. Investidores estão contentes em ver que o Sr. Hurd não teve nenhum envolvimento no caso e continuará forte na empresa. Seu histórico profissional também é bastante favorável para organizar o Conselho de Diretores e ajudar a empresa a manter uma saudável relação com investidores e mercado.

No comments: