Saturday, October 07, 2006

Notícia - Vôo 1907

Na tarde do dia 29 de Setembro o Vôo 1907 da Gol de Manaus com destino a Brasí­lia (conexão) com 155 pessoas caiu em Mato Grosso após uma colisão com o um jato Legacy da Embraer. O resgate chegou somente após 20 horas depois do desaparecimento da aeronave e os esforços de busca acontece até o presente momento.

Tivemos neste triste acontecimento um fato que pode até resultar em batalhas diplomáticas. O piloto brasileiro do avião americano Boeing 737-800 e um piloto americano do jato brasileiro Legacy 600. Neste momento os pilotos do Legacy estão no Brasil enquanto senadores americanos estão tentando a sua liberação para sair do paí­s. Empresários da Excelaire, empresa americana de avião charter também estão se pronunciando sobre os acontecimentos em defesa de seus pilotos.

Não menosprezando qualquer fato deste trágico acontecimento, notí­cias mais detalhadas deste acontecimento estão em diversos sites da mí­dia nacional e internacional. Gostaria neste espaço de também analisar outro aspecto relacionado a este evento.

Após eventos desta magnitude, conseguimos notar abalos também na economia das empresas envolvidas. Na maioria dos casos...

A Gol, empresa aérea de maior crescimento e com menor custo operacional do Brasil, recentemente adquiriu uma frota da Boeing 737-800. Este avião foi lançado para o mercado em 1998 sendo um dos mais modernos deste fabricante. Desdo acidente a Gol teve suas ações na BOVESPA subirem de valor, de R$34,35 para R$36,72 (cotação de sexta-feira).

A Embraer, empresa brasileira e uma das maiores fabricantes de jatos executivos e comerciais do mundo lançou o Legacy 600 em 2001. Esta empresa brasileira também teve rendimento bom nas bolsas onde possue participação.

A empresa Excelaire tem participação privada e está atualmente com seu jato Legacy 600 apreendido pela justiça brasileira até o final do julgamento do caso.

As principais empresas brasileiras envolvidas até o momento não sofreram abalo nas cotações de suas ações. A alta destas cotações deve-se mais pelo bom rendimento das bolsas nesta semana e não por desempenho das empresas. Futuramente processos judiciais devem ser estabelecidos, especula-se que seja contra a Excelaire mas ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão.

No comments: