Wednesday, October 25, 2006

Notícia - Sudão


Considerada como a maior atrocidade existente no mundo de hoje, Sudão vive uma guerra civil de imensa proporção. Especialistas falam que 200,000 pessoas morreram e 2,5 milhões de pessoas foram deslocadas de suas casas nos três anos e meio de guerra. As Nações Unidas declaram que está acontecendo um genocídio neste país, mas o próprio governo nega este fato.

Na recente matéria do New York Times de 20 de Outubro com o título "War in Sudan? Not Where the Oil Wealth Flows" podemos ter uma visão basntante impressionante do país.

No ano de 2005 Sudão teve o crescimento do PIB em 8%, neste ano é estimado um crescimento de 12%. Apesar das sanções americanas, investimentos no país chegam a USD$2,3 bilhões comparado a USD$128 milhões em 2000. O que gera toda essa economia? Petróleo. Os investimentos externos estão vindos principalmente dos países ocidentais. O mercado imobiliário cresce com bastante intensidade, construíndo estradas, lojas, indústrias, casas e apartamentos de luxo.

Porém, esta economia não é bem dividida. O país possue "ilhas" bastante desenvolvidas enquanto a maioria do país vive em miséria. Exércitos de rebeldes são contra o atual governo e tentam tomar o controle do país e sua economia, a maior da África e uma das mais emergentes do mundo.

Recentemente o enviado das Nações Unidas foi expulso do país por fazer comentários em seu blog sobre duas perdas do exército do governo. Esta sendo analisado agora se este representante irá ser mudado e se haverá um retorno das Nações Unidas.

O governo rejeita ajuda da força de paz da ONU por não ver a necessidade de tal intervenção. Enquanto isso, respeitando a soberania, o mundo assiste de longe a continuação das atrocidades bilaterais no Sudão.

No comments: