Wednesday, December 27, 2006

Notícia - Ford aprende com Toyota

Executivos da Ford (Mulally - CEO e Fields - Diretor das Operações das Américas) foram para Tóquio falar com executivos da Toyota. Esta reunião não foi para negociações de compra ou venda, mas de aprendizado mesmo.

A Ford está em uma de suas piores crises financeiras. A Toyota, por sua vez estará em breve ocupando a posição de líder mundial (a atual é a GM).

Neste ano as empresas GM, Renault e Nissan tiveram reuniões para discutirem produções em conjunto. Porém, não foi obtido nenhum acordo. Ao contrário desta iniciativa, a Ford queria somente aprender mais sobre a Toyota.

Mulally já é conhecido por gostar muito do Sistema Toyota de Produção. Na Boeing ele conseguiu implementar um sistema parecido para otimizar a linha de produção.

A Ford e a Toyota estudam algum tipo de trabalho em conjunto na produção dos chamado s carros híbridos.

Wednesday, December 20, 2006

Notícia - Air Madrid

Foi anunciado no dia 16 deste mês o fechamento por falência da Air Madrid, empresa aérea espanhola de baixo custo. Milhares de pessoas estão sem ir ou vir na Europa e América Latina.

Justamente um dos vôos cancelados foi o da minha ex-cunhada que está chegando da Nova Zelândia. A notícia foi dada a ela ao chegar em Buenos Aires. Ao contrário de chegar aqui (Fortaleza) no Domingo, ela chegará na Quinta-feira.

A empresa recebeu no dia 12 de dezembro um comunicado de possível suspensão por infrações. O governo já estava pensando em suspender as atividades ainda neste mês. Porém, esta decisão foi antecipada pelo próprio dono da empresa.

Até o dia 17 já tinham sido remanejadas 8 mil pessoas para outros vôos. O financiamento desse plano de emergência está com o Ministério de Desenvolvimento espanhol. Segundo a Folha de São Paulo, foram 3 mil pessoas viajando em aviões fretados pelo governo espanhol e outros 4.800 recolocados em outras companhias.

Este plano de emergência já tem uma verba de 6,5 milhões de euros a ser pago depois pela Air Madrid por ação judicial. Terão direito a este plano de emergência somente pessoas que já estão em trânsito.

O número de passageiros ainda com destinos incertos chegam a 130 mil. Não foi determinado ainda como os passageiros voltarão aos seus destinos.

Os próprios funcionários da empresa estão se pronunciando para tomar o controle da empresa, ao menos de forma temporária. O gerente, Pablo Morera, quer fazer a empresa voltar a operar até o final desta semana.

Em negociações, os funcionários ficariam com todas as ações da empresa (cedidas a custo zero pelo Presidente) e pederiam uma autorização temporária para funcionamento.

Desta forma, teriam também até o início de janeiro para apresentar um projeto e financiamento para a Air Madrid oferecendo soluções de longo prazo.

-- Voltamos Ao Ar Cibernético --

Ola a todos,

Peço desculpas pelo tempo ausente. Para você observar como as notícias do mundo tem um impacto... Passei estes últimos dias atarefado fazendo uma tradução relacionado ao caso da Monsanto.

Agora estou devolta, vamos às notícias!!

Friday, December 15, 2006

Notícia - Boeing tem informações sigilosas roubadas

Eweek informa:

O laptop de um funcionário da Boeing foi roubado com informações de 382.000 funcionários e ex-funcionários. O laptop foi roubado estava dentro do carro de um funcionário e o fato aconteceu no início de Dezembro.

Representantes da empresa não informam exatamente quando e onde aconteceu o roubo mas informam que haviam vários dados sigilosos dos funcionários. O funcionário já foi demitido.

É no mínimo o segundo grande incidente deste tipo da Boeing. Em Novembro de 2005, um laptop foi roubado com as informações de 161.000 funcionários e aposentados; e um notebook com as informações de 3.600 pessoas em April de 2006. Estes computadores todos tem senha para serem acessados.

Não há indícios que está havendo qualquer intenção específica para todos estes incidentes, um assistente de imprensa da Boeing informou.

O funcionário tinha permissão para ter todas estas informações mas tinha sido notificado para não levá-lo para casa. Todas as pessoas cadastradas nos computadores foram informadas e estão sendo monitoradas para sinal de roubo de identidade.

A entidade Privacy Rights Clearinghouse, uma ONG que tem seguido estes incidentes desde Fevereiro de 2005, informaram que registros roubados já passaram do número de 100 milhões nos EUA.

Notícia - Nestle faz aquisição da Novartis

A Nestle, maior empresa de alimentos do mundo, irá comprar a Novartis AG, ramo de nutrição médica da empresa farmacêutica suiça. A compra será de USD$2,5 bilhões.

A negociação fará da Nestle a segunda maior empresa de nutrição médica. Esse ramo refere-se à comida dada aos pacientes hospitalizados.

Acionistas da Novartis apoiam a decisão pois o ramo de alimentos não é bem a sua estratégia. A linha de nutrição infantil Gerber não foi vendida. Há então expeculações que a Gerber será vendida em um futuro próximo.

Nestle comprou também recentemente a Jenny Craig, empresa famosa dos EUA no ramo de comida para pessoas que controlam o peso.

As ações da Novartis aumentaram em 0,6% e da Nestle 1,3% com a notícia.

Thursday, December 14, 2006

Notícia - Petróleo no Brasil e no Mundo

A Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou uma redução na expectativa de produção de petróleo para o Brasil em 2007. A nova projeção é de 2,3 milhões de barris por dia.

A leve redução deve-se aos atrasos de novos campos de Piranema, Golfino e Roncador.

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli comunicou que a empresa fechará 2007 com a produção de 2,5 milhões de barris por dia.

No mundo, a OPEP anunciou que reduzirá a produção de petróleo somente a partir de Fevereiro de 2007. A redução de 500.000 barris por dia começará mais tarde do que o previsto pelas pressões dos países desenvolvidos, quando também acabam seus invernos.

O grupo produz um terço do petróleo consumido no mundo, já courtou 1,2 milhões de barris de petróleo por dia neste ano.

A redução na produção de petróleo é diretamente ligada à economia de vários países. O preço hoje já estava a USD$62,72 quando esta notícia foi lançada no mundo.

Fontes: Reuters e InfoMoney.

Notícia - Qantas aceita compra de USD$8,7 bilhões

A empresa aérea australiana Qantas aceitou hoje a oferta de compra de USD$8,7 bilhões feita pelo grupo liderado pelo Maquarie Bank Ltd e Texas Pacific Group. Esta será a maior compra do setor de aviação do mundo.

A venda da empresa ícone da Austrália gera bastante repercusão da população local e até política. Porém o Primeiro Ministro John Howard já falou que não irá interferir no processo. O Primeiro Ministro falou somente que espera que a empresa continue com a imagem do país.

A Qantas foi fundada em 1920 em Queensland como empresa de táxi aéreo.

Os acionistas terão que aprovar a oferta no próximo ano.

A empresa teria como donos: Allco Equity Partners (27%), Texas Pacific Group (25%), Allco Finance Group (8%), Macquire (menos de 15%), canadense Onex Corp (12,5%) e investidores estrangeiros (11,5%).

A gerência da Qantas ficaria com 1% com Dixon, atual CEO ainda no cargo até 2010.

A Texas Pacific foi a mesma que tirou a americana Continental Airlines da falência em 1993. A Allco Finance já tem aviões em empréstimos para empresas como a própria Qantas, British Airways e a Singapore Airlines Ltd.

Notícia - Aquisição de TIM pela Claro fica mais próxima

Relatado pela Folha Online:

Ações da TIM disparam hoje na Bovespa com a nova oferta de USD$10 bilhões feita por Carlos Slim (dono da Telmex e da Claro). Carlos Slim, segundo a revista Forbes, é o terceiro homem mais rico do mundo.

Ao meio-dia, as ações da TIM estavam em alta de 4,95% com o valor de R$12,07.

Com o sucesso da transação, Slim passaria a ser dono da maior empresa de telefonia móvel do Brasil, ultrapassando a atual líder Vivo (controlada pela Portugual Telecom e Telefónica de España).

Slim teria então uma presença muito forte no Brasil, uma vez que já é dono da Embratel e parte da Net, empresa de TV a cabo.

Wednesday, December 13, 2006

Dicas - Informações Financeiras

Faz parte da minha enciclopédia virtual dois sites financeiros: Google Finance & Yahoo!Finanças. Sempre utilizo um deles para pegar informações utilizadas neste blog.


1) Google Finance
Atualizada nesta terça-feira, o site (em inglês) é bastante rico em informação, com gráficos, cotações, informações financeiras das empresas, dentre outros recursos.

O site é bastante fácil e rápido de carregar. Na própria página principal basta escrever o nome da empresa para trazer as informações desejadas.

Na página inicial que teve alterações recentes, agora há informações das principais bolsas, notícias, informações financeiras por segmentos de mercados, e outras cotações de ações de diversas empresas.

2) Yahoo!Finanças
Este site ainda é o mais utilizado para informações sobre o mundo dos negócios. Logo na página principal há várias notícias (nacional e internacional) e você pode dimuir a pesquisa com base em seus critérios.

O site ainda não foi renovado então sua navegação não é tão rápida e interativa.

Quando há uma busca de empresa específica, o site pode gerar vários relatórios detalhados sobre aquela empresa. Posso ter informações de analistas e um histórico de cotações dentre outras opções. Nas opções para navegar da página encontram-se: "Mercado nacional e estrangeiro", "Finanças Pessoal" e "Investimentos".

Qual site você usa para obter informações financeiras de empresas??

Notícia - Monsanto tem dificuldades para aquisição

Monsanto, maior empresa agrícola do mundo sediada nos EUA tenta fazer a aquisição da Delta & Pine Land Company pelo valor de USD$1,5 bilhões.

Esta é a segunda tentativa em 7 anos da Monsando para aquisição da Delta and Pine Land Co. Em 1998 a Monsanto ofereceu USD$1,8 bilhões, valor da empresa na época.

A Delata & Pine é a única empresa americana puramente de semente. O governo americano analisa a compra para não ser criada um monopólio. Enquanto isso a DuPonto, competidora da Monsanto, relata que a compra vai contra a competição normal de mercado, enquanto Syngenta informa os fazendeiros que esta compra não será interessante para a população.

As sementes de Delta & Pine produzem em torno da metade da produção de algodão do país.

Com esta aquisição a Monsanto terá uma excelente posição no mercado conseguindo produzir algodão geneticamente modificado com menores custos.

Notícia - Acaba embargo Russo

Relatado na InfoMoney que o ministério da Agricultura russo suspendeu a proibição de importações de produtos bovinos e lácteos do Brasil. Os produtos que tiverem origem industrial podem ser importados para o país.

O embargo tinha iniciado no final de 2005 pela febre aftosa que estava na região.

Vários produtos também tinham sido incluídos na lista do embargo russo mas com visitas várias visitas de representantes brasileiros estes embargos foram decrescendo.

Esta notícia veio junto com a reportagem que o Brasil conquista a liderança em exportação de carne bovina no mundo. Em segundo lugar fica a Austrália.

Notícia - Membro da extinta Enron irá para cadeia

Jeffrey Skilling, 53 anos de idade, ex-CEO da Enron é sentenciado a cumprir imediatamente (após um dia de descanso) a pena de 24 anos de prisão nos EUA.

Os advogados de Skilling ainda recorrem tentando uma liberdade condicional. Juízes tinham decidido que Skilling não teria que iniciar a pena enquanto a decisão é aguardada, mas isso foi revertido já na terça-feira. A pena de Skilling será em uma prisão federal de segurança mínima.

Skilling foi condenado por omitir dados financeiros da Enron que indicavam dívidas bilionárias. A falência da Enron e o início das batalhas judiciais começaram em 2001. Na época a Enron era uma gigante no setor de energia e sétima maior empresa dos EUA. Milhares de trabalhadores perderam empregos e pensões e investidores perderam bilhões quando a empresa foi à falência.

Notícia - CSN tenta aquisição novamente

A Companhia Siderúrgica Nacional tenta novamente com uma oferta de USD$11,4 bilhões a compra da Corus. A oferta é em dinheiro e negociações de dívidas.

A CSN agora está oferecendo 515 pence por ação da Corus. A Tata Steel antes tinha colocado a sua última oferta em 500 pence e anteriormente a CSN oferecia 475 pence. Está virando uma bela disputa onde quem ganha são os investidores (principalmente da Corus que está com suas ações em alta). Ações da Corus em 2003 estavam em 18,75 pence.

Após o lance da CSN, a companhia indiana Tata Steel falou que está considerando sua posição.

Lembrando que a disputa pela Corus significa assumir o posto de quinta maior produtora de aço do mundo. A CSN quer a posição pois juntará custos baixos de produção no Brasil com a vantagem de distribuição na Europa.

Alguém comprando mais ações da CSN recentemente?

Notícia - Maior Produtora de Zinco do Mundo

A Zinifex (Austrália) e a Umicore (Bélgica) concordaram na terça-feira em realizar uma fusão para criar a maior produtora de Zinco do mundo.

Zinifex irá contribuir com 60% da participação, ficando a minoria com a empresa Belga. As empresas produzirão juntas 1,2 toneladas de zinco por ano com 4.500 funcionários.

O cargo de CEO ficará com Paul Fowler da Zinifex e o CFO será Heinz Eigner da Umicore.

Analistas informam que a nova empresa fará uma Oferta Pública logo no início de suas operações.

Tuesday, December 12, 2006

Notícia - Bolsa compra bolsa (tenta...)

A NASDAQ, bolsa americana de empresas de tecnologia tenta fazer a aquisição da bolsa Londrina (London Stock Exchange).

Nesta terça-feira a oferta lançada pela Nasdaq foi de USD$5,3 bilhões. A oferta no entanto, de USD$4,2 bilhões tinha sido feita em Março e rejeitada pela LSE. O motivo é o mesmo: a LSE indica que a Nasdaq está desvalorizando a empresa e fala que o valor não é o suficiente. A LSE recomenda aos acionistas não aderirem à venda.

Para facilitar, a Nasdaq agora faz o pedido mínimo de somente 50%+1, em comparação à Março quando era pedido 90% das ações. A decisão fica aos acionistas até 11 de Janeiro. Até o momento a Nasdaq já tem participação de 28,75%.

Com a possível negociação bem feita, seria criado a maior Bolsa de Valores do mundo com volume de mercado de 6,3 trilhões de libras.

Preparando-se para a aquisição, a Nasdaq já pediu um empréstimo de USD$5,1 bilhões para pagar a maioria de suas dívidas e financiar parte da compra.

Notícia - Bill Gates doa USD$83,5 milhões para combater Malária

A Fundação Bill & Melinda Gates prometeu USD$83,5 milhões para o combate à malária. Este projeto deverá abordar controle da doença e pesquisa sobre vacinação e prevenção. Também será desenvolvido um teste melhor para a malária e mais conscientização mundial.

A Fundação Bill & Melinda Gates é a maior entidade filantrópica do mundo especialmente depois da doação do bilionário Warren Buffet.

A malária afeta quase meio bilhão de pessoas todos os anos em mais de 100 países, matando mais de 1 milhão.

Melinda Gates fará um pronunciamento nos próximos dias pedindo mais ajuda para o combate desta doença. Segundo o Roll Back Malaria Partnership seria necessário USD$3,1 bilhões todos os anos.


Monday, December 11, 2006

Notícia - Boas notícias da indústria farmacêutica

Finalmente há boa notícia! Mas infelizmente para seus investidores, ainda nada a ver com a Pfizer.

Vanda Pharmaceuticals, dos EUA apresentou excelentes resultados em seu remédio para esquizofrenia. Resultados de Fase III apontaram um sucesso para este remédio, o iloperidone. Vanda deverá pedir a regulamentação deste remédio no próximo ano.

A Vanda entrou no mercado de ações em abril com a cotação de USD$10 e já tem resultados excelentes em seus estudos clínicos que levaram as ações para USD$26,15. A empresa tem 39 funcionários.

Outro remédio, o VEC-162 para insônia, também está obtendo sucesso em estudos clínicos.

A estratégia da Vanda, uma empresa estabelecida somente em 2003 é pegar remédios já em fase de teste inicial que outras empresas descartaram e desenvolver estudos clínicos mais eficazes. Para o iloperidone, a empresa analisou o DNA dos pacientes dos estudos para indicar uma população que teria maior sucesso e menos efeito colateral.

Esta análise genética antes de tomar o remédio poderá ser utilizada com mais frequência pelos médicos que poderão indicar com mais eficácia um remédio exato.

Notícia - Tata Steel tenta aquisição

A brasileira CSN está tentando comprar a britânica Corus para tornar-se uma gigante internacional. Porém, a indiana Tata Steel tenta escapar desta aquisição, fazendo neste domingo uma oferta ainda melhor de 4,7 bilhões de libras (USD$9,2 bilhões).

A Tata Steel colocou a oferta em 500 pence por ação, a CSN em 475 pence.

A própria Corus está impressionada e indica favorável a recomendação da oferta aos acionistas. A CSN aponta que irá fazer uma outra proposta ainda nesta semana.

Ambas, Tata Steel e CSN tem como objetivo da aquisição tornar-se uma das 5 maiores produtoras de aço do mundo.

A Corus é bastante disputada pelo seu fator estratégico na Europa. Quem conseguir esta empresa terá uma excelente participação no mercado Europeu, principalmente alimentando a indústria automobilística.

A indústria de aço já obteve uma imensa aquisição neste ano com a Arcelor Mital. Em 2006
USD$78 bilhões já foram investidos no mundo para aquisições de diversas empresas.

Sunday, December 10, 2006

Notícia - Gen Augusto Pinochet morre no Chile

Há uma semana, Augusto Pinochet tinha sofrido problemas cardíacos e hoje ele não resistiu a um ataque cardíaco. Pinochet morreu com 91 anos em Santiago.

Hoje também é o aniversário de sua esposa e como uma ironia, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Pinochet foi ditador do Chile de 1973 a 1990. Seu legado é seguido de controvérsias. O povo do Chile tanto comemora quanto lamenta o falecimento. O governo chileno, da presidente Michelle Bachelet informou que Pinochet não receberá honras de Estado. O pai de Bachelet morreu nas prisões de Pinochet.

Pinochet com seu golpe militar conseguiu estruturar o país para um padrão de crescimento contínuo - um dos únicos da América do Sul. O país vem crescendo 5% a 7% desde 1984.

Porém, Pinochet também teve no seu regime mais de 3.000 assinatos políticos. Milhares pessoas também tornaram-se refugiados de seu regime. Pinochet era extremamente severo e chegou a falar: "nenhuma folha se move neste país seu eu não movê-la".

Ao completar 91 anos no mês passado, Pinochet fez uma declaração assumindo "responsabilidade política" pelos acontecimentos de seu regime. Ele explicou também que sua motivação era amor pela pátria e desejo de unificá-la.

Sua morte veio antes de qualquer julgamento. Há alguns anos centenas de processos foram abertos contra Pinochet. Porém seus advogados sempre conseguiram se afastar alegando que a saúde do ex-ditador era muito frágil. Pinochet passou seus últimos dias em prisão domiciliar.

Saturday, December 09, 2006

Notícia - HSBC em alta

Mercados emergentes deram ao HSBC neste ano uma boa rentabilidade com 18% de aumento no lucro deste semestre.

Lucro antes de impostos para o banco foi de USD$12,5 bilhões. O mercado do Brasil, China e Índia deram ao banco 20% ou mais de crescimento.

Houve também um alerta ao banco para as dívidas no Reino Unido o que tem resultado na redução de empréstimos concedidos. No mundo, o banco aumentou a reserva de débito de USD$613 milhões para USD$3,4 bilhões. O problema não está nos empréstimos corporativos mas nos empréstimos pessoais.

Stephen Green, chairman do HSBC informou que o cenário mundial está muito favorável com economia americana estável e uma volta da economia japonesa.

As ações da empresa fecharam nesta Sexta-feira com uma redução de 0,3%.

Notícia - Bank of America na Inglaterra

Boatos começam a espalhar-se que o Bank of America está preparando-se para fazer uma oferta de aquisição do banco Barclays da Inglaterra.

Segundo uma fonte de Merrill Lynch, o Bank of America está "muito interessado" no banco britânico. As informações ainda não foram confirmadas pelos bancos.

Bank of America é um dos maiores bancos do mundo e o Barclays o segundo da Inglaterra.

Com a notícia as ações do Barlclay subiram 3,25% e Bank of America teve uma retraída de 1%.


Fonte: BBC News

Friday, December 08, 2006

Notícia - Índio quer restaurante

O Rank Group da Inglaterra concordou em vender o Hard Rock cafe por USD$965 milhões para a Tribo da Flórida Seminole. A tribo já ganha mais de 90% do seu dinheiro no ramo de cassinos.

O grupo Rank é também dono de outros cassinos. Com esta venda a empresa poderá concentrar mais a sua atenção nos cassinos. No próximo ano espera-se que a Inglaterra abra as atividades de cassinos.

A Hard Rock tem uma marca já famosa no mundo todo. Quem ainda não viu aquelas blusas "Hard Rock - Miami", ou "Boston", etc? Esta nova etapa da Hard Rock não terá mudança de logotipo.

Esta tribo tem em torno de 3.300 índios nas reservas florestais da Flórida. A tribo Seminole ganha dinheiro em apostas e trabalhava também com frutas cítricas, gado e tabaco.

Notícia - Taxa de Juros Britânica em 5%

O Comitê de Política Monetária considerou os dois últimos aumentos (nos últimos quatro meses) da taxa de juros e decidiu agora que a taxa de juras não deveria mudar dos 5%. Essa é a maior taxa de juros dos últimos 5 anos.

Esta notícia já era esperada por analistas.

A valorização da moeda britânica comparado ao dolar também foi visto como mudança que influenciou esta decisão. Esta decisão foi quase unânime somente 2 do conselho foram contra.

Estima-se que este valor ainda subirá em 0,25%. Agora o medo será em um possível aumento futuro da inflação mas até agora nada indica para este fator.

Notícia - HP Negocia

Lembra do caso da HP?? Finalmente houve uma conclusão.

A HP ontem (7/12) resolveu terminar o caso da ação civil em um acordo de USD$14,5 milhões. Apesar da "multa" a HP não adimitiu culpa.

Fora a multa, a HP concordou em adotar medidas para que o erro não fosse cometido novamente. Medidas legais e éticas serão tomadas para garantir que qualquer futura investigação interna seja realizada dentro das leis do estado da California e dos EUA.

Haverá um Officer para Ética e um perito na área de investigações. O código de ética e manual de treinamentos para novos funcionários também serão expandidos e partes refeitas

Ação criminal ainda segue contra a então Chairwoman Patricia Dunn (em tratamento de cancer) e outros quatro que participaram das investigações. Todos estes acusados já se declararam não culpados.

Do dinheiro deste acordo recente a HP irá pagar USD$13,5 milhões para um fundo para privacidade e contra pirataria do estado da California; USD$650.000 de danos e USD$350.000 para pagar as despesas do processo.

Apersar de todas essas notícias a HP não sofreu danos em suas ações.

Wednesday, December 06, 2006

Notícia - Gol e TAM calculam prejuízo de mais de R$5 bilhões

As empresas aéreas Gol e TAM calculam que já sofreram uma perda de R$5 bilhões em valor de mercado desde a crise dos vôos.

Segundo a Economática, a Gol teve uma redução em suas ações de 20,9%, reduzindo seu valor de mercado de R$15,6 bilhões para R$12,3 bilhões. A queda do vôo 1907 não foi a culpada, mas sim a crise dos vôos que criaram esta enorme parada nos céus do país.

Ações da TAM caíram 16,2%, o seu valor de mercado agora em R$9,5 bilhões estava em R$11,3 bilhões antes da crise.

Nesta mesma época o IBOVESPA aumentou 13,6%.

A crise tem diversas consequências: custos de hospedagem e alimentação para passageiros que aguardam, combustível extra e a própria população que agora pensa duas vezes em viajar de avião pela enorme espera. Consequências indiretas ainda nem foram mensuradas, congressos cancelados, reuniões de negócios que foram adiados ou cancelados, turismo que enfraquece,...

No ano a TAM aponta uma expansão de 44% pela ausência da VARIG; a Gol uma retraída de 1%.

Fonte: Folha Online

Notícia - Boatos da venda da TIM

A Telecom Italia discute em bastidores a possível venda de suas operações no Brasil, venda de empresas e fechamento de escritórios nacionais.

A empresa no Brasil é dona da TIM, segunda maior concessionária de telefonia móvel do paíes, e da Brasil Telecom, empresa de telefonia fixa no Norte, Sul e Centro-Oeste.

A decisão da empresa ainda não é unânime. O principal acionista, Marco Tronchetti Provera não quer desfazer as operações no Brasil. Porém, a maioria dos membros do Conselho de Diretores apoiam a idéia.

A Telecom Italia possui dívida de 39,5 bilhões de euros e suas operações no Brasil podem afetar ainda mais a imagem da empresa. Está sendo investigado o pagamento, por caixa dois, de proprinas à políticos brasileiros. A justiça italiana também investiga se houve o pagamento de serviço espionagem para investigar banqueiros, executivos e outros concorrentes da empresa.

A TIM já recebeu proposta de compra no valor de USD$8 bilhões mas este valor foi recusado. A Telecom Italia quer 8 bilhões de euros. Quem fez a oferta?? Carlos Slim, dono da mechicana Telmex e dona da Claro.

Quer dizer que ao invéz de ficar com as minhas duas linhas, uma da Claro outra da TIM, agora fico só com uma da Claro-TIM??

Notícia - Banco Itaú torna-se o maior banco privado do Brasil

Tirando o título do Bradesco, o Banco Itau Holding Financeira S.A. (Itau Holding), com a direção de Olavo Egydio Setubal e Roberto Egydio Setubal chega a ser o maior banco privado deste país.

Há poucas semanas passadas, vi uma reportagem em site financeiro internacional informando este provável sucesso da empresa.

Como estamos observando uma redução contínua no preço do dólar, o interesse das empresas passa para o mercado interno. Nesta tendência, empresas que derem muita ênfase em exportação poderão sofrer sérias dificuldades se a cotação do dólar cair ainda mais.

Uma das empresas de grande porte com maior ênfase no mercado interno é exatamente o Banco Itaú. Inclusive, o banco fez a aquisição recente do Bank Boston, o banco que representava o Citibank no Brasil, por USD$2,2 bilhões em ações.

Até Setembro deste ano a empresa contou mais de 3.000 agências no Brasil (mais de 2.000 somente na região Sudeste).

Até o final de Setembr deste ano, o Banco Itaú calculou ativos de R$201,2 bilhões; Bradesco R$195,6 bilhões. Porém, o Banco do Brasil ainda é o maior banco com R$281,6 bilhões.

Notícia - Disparidade econômica

O BBC News relatou nesta Terça-feira, que 2% da população do mundo tem mais da metade da riqueza.

Este dado vem de uma pesquisa do Instituto Mundial para Pesquisa do Desenvolvimento Econômico (World Institute for Development Economics Research) da Universidade das Organizações Unidas - ONU.

A pesquisa tem vários fatores incrivelmente importante:
Primeiro a investigar dados de todos os países do mundo (por estimativas ou dados concretos);
Ele investiga riqueza ao invéz de renda;

Riqueza aqui é descrita como: montante que as pessoas possuem menos as dívidas. Bens contados aqui são: terras, animais, prédios e investimentos financeiros.

O estudo indica que a metade mais pobre da população tem quase 1% da riqueza mundial. Esta riqueza concentra-se mais na América do Norte, Europa e alguns países do Pacífico Asiático como Japão e Austrália. Estes países concentram 90% da riqueza.

A disparidade econômica é maior quando é feita a medida por riqueza, ao invéz de salário anual. A lógica aqui é que riqueza é acumulada em gerações e salário é individual. Ou seja, terras, fazendas, empresas são passadas de geração em geração mas isso não acontece com salário.

Em países menos desenvolvidos, terras e fazendas são os bens mais importantes, refletindo a grande importância da agricultura nestas economias.

Esta pesquisa também encontrou que alguns indivíduos em países ricos tem mais dívidas do que bens. Como resultado, eles estão entre os mais pobres do mundo quando consideramos riqueza. Porém, eles ainda estão em boas condições pelos bens consumidos em comparação com outras pessoas em países em desenvolvimento.

Tuesday, December 05, 2006

Notícia - Energia Verde popularizando-se


A Agência Ambiental do governo Americano, Environmental Protection Agency (EPA), lançou um desafio para as 500 maiores empresas dos EUA para aumentar o consumo de energia renovável.

Green Power Challenge é direcionada às empresas da Fortune 500 para tornarem-se Green Power Partners (parceiros da energia verde).

O desafio é dobrar o consumo de energia renovável em 13 meses. O objetivo é chegar a 5 bilhões de KWh até o final de 2007. Esta quantia é o suficiente para gerar energia para 400.000 lares dos EUA por ano. Com o objetivo alcançado haverá a uma redução na emissão de CO2 equivalente a 680.000 carros a cada ano.

Um oficial da EPA falou que "comprar energia verde é bom para o meio ambiente, bom para a economia e bom para a nossa independência de fonte de energia".

Já existem mais de 40 empresas Fortune 500 participando da Green Power Partnership com um consumo anual de 2,5 bilhões de KWh. As maiores empresas participantes são: Wells Fargo, Whole Foods Makets, Johnson & Johson, Starbucks e DuPont.

Exxon Mobil e Wal-Mart, números 1 e 2 da lista Fortune 500 estão ausentes deste programa.

Pfizer - Ainda procurando... Parte III

Foi relatado nesta segunda-feira o efeito financeiro das últimas notícias envolvendo a gigante farmacêutica.

Nesta segunda-feira, as ações da empresa caíram em até 20% mas no final do dia o prejuízo foi de "somente" 15%. Nos primeiros 15 minutos da abertura da bolsa nos EUA, 78 milhões de ações foram negociadas.

Acionistas preocupam-se com o futuro da empresa que estava garantido, até um futuro próximo, com o remédio torcetrapib aqui mencionado previamente.

Atualmente a empresa continua forte com seus outros produtos, como o Lipitor que estava sendo utilizado junto com o torcetrapib em seu estudo clínico. Todos os resultados estavam indo bem até este último sábado quando foi relatado que os estudos estavam apontando uma taxa de mortalidade alta. Lipitor não indicou nenhum efeito negativo nestes estudos.

E agora...?? O que os executivos da empresa irão fazer em um momento que mesmo tudo andando "certo" já havia o planejamento de redução de funcionários??

Sunday, December 03, 2006

Notícia - Pfizer AINDA em busca da fórmula mágica

Sexta-feira foi relatado neste blog as ações recentes da Pfizer para manter-se no topo nos próximos anos. Boa parte deste plano estava (ênfase no passado) no remédio torcetrapib.

O estudo denominado ILLUMINATE, relizado pela empresa independente "Data Safety Moitoring Board" recomendou hoje o término imediato da utilização do torcetrapib.

Pfizer anuncia agora que está encerrando os estudos clínicos do torcetrapib por possível risco de mortes e problemas cardiovasculares em pacientes que utilizaram. Nos estudos clínicos houveram um número anormal em mortalidade e eventos cardiovasculares. Como mencionado aqui previamente, o remédio já tinha indicações de aumentar a pressão arterial em pacientes, mas mesmo assim estudos ainda seguiam.

Pfizer estava desenvolvendo torcetrapib como um remédio para colesterol alto, aumentando o colesterol "bom" em 55-60% e diminuindo o "ruim" em 10-15%. Este produto poderia ser lançado como substituto do Lipitor, o remédio mais vendido da empresa. O Lipitor em 2005 gerou quase USD$13 bilhões.

A agência reguladora dos EUA FDA (U.S. Food and Drug Administration) e outras entidades reguladoras foram notificadas e apoiam a decisão. Pfizer agora avisa a todos os pacientes para parar imediatamente o uso deste remédio.

Pfizer estava realizando um estudo em 15.000 pacientes, metade tomando somente torcetrapib e a outra metade em combinação com Lipitor. Relatórios indicam que oitenta e dois pacientes tomando a combinação dos remédios faleceram enquanto 51 somente tomando Lipitor. Nenhum destes dados afetam a utilização e risco do remédio Lipitor.

Pfizer afirma em comunicado que continuará com seus planos estratégicos: redução de funcionários, investimento na busca de novos produtos e planeja lançar 6 novos produtos por ano começando em 2010.

Friday, December 01, 2006

Notícia - Inbev aumenta participação nos EUA

A Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser e a InBev (Ambev + Interbrew) assinaram um novo acordo hoje. A Anheuser-Busch terá a partir de Fevereiro/2007 os direitos de importar, distribuir e vender as marcas premium da InBev nos EUA, como a Stella Artois e Beck's e Bass Pale Ale. A Brahma, Labatt Blue e Labatt Blue Light, distribuídas nos EUA pela InBev, não estão no acordo.

Para InBev o acordo é vantagem por poder usufruir do enorme sistema de distribuição e vendas da Anheuser-Busch, colocando as suas marcas de alto padrão no mercado americano.

Para a Anheuser-Busch, o acordo é vantagem pois aumentam a oferta de cervejas premium no mercado, aumentado a competitividade da empresa em um país onde o consumo de cerveja doméstica tem perdido força para outras bebidas alcoólicas ou outras marcas de alto padrão. Segundo August Busch IV, CEO da empresa americana:
Este acordo nos dá marcas de alto valor que atraem consumidores de cerveja que procuram importados sofisticados nas suas opções de cerveja importada.

Notícia - Megaloja Online Parte III

Segundo a InfoMoney, a CVM irá analisar se houve vazamento de informação da fusão Submarino-Americanas.com. A suspeita ocorre depois de uma análise que as ações sofreram alta valorização nos dias anteriores à assinatura do acordo.

As empresas lamentam a suspeita e informaram "que não existe comprovação do fato e que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para apurar qualquer irregularidade". As empresas relatam que trataram o acordo como negociação de informações privilegiadas e adotaram todos os procedimentos para envolver somente um pequeno grupo de pessoas.

Segundo informa a InfoMoney: "As ações ordinárias do site de vendas Submarino subiram cerca de 13% nos seis pregões que sucederam o anúncio da operação de fusão."

A CVM irá investigar mais detalhes.

Notícia - Pfizer em busca da fórmula mágica


Pfizer, maior empresa farmacêutica do mundo busca maneiras para continuar sendo uma gigante. Uma das características fortes da empresa é o investimento em P&D, sempre tentando achar um novo "santo remédio".

A nova arma da empresa é o Torcetrapib, o remédio ainda em fase experimental para tratar colesterol alto. O remédio pode ser a nova salvação da empresa, elevando colesterol "bom" enquanto diminui o "ruim".

Porém, estudos revelam que este remédio aumenta a pressão arterial em alguns pacientes, efeito colateral que pode prejudicar o seu lançamento que iria substituir o Lipitor, remédio mais vendido no mundo.

O mercado em geral sofre com o avanço dos genéricos. Canadá é um país onde as empresas de genéricos proliferam.

A Pfizer, temendo não ser mais a gigante do mercado no ano passado trocou o CEO Henry McKinnell um ano antes de sua aposentadoria. Alguns meses depois o substituto foi Jeffrey Kindler. O novo CEO informou que o crescimento da empresa será muito pequeno nos próximos anos. Durante os cinco anos de trabalho de McKinnell, a empresa perdeu seu valor em 43%. A melhor estratégia para melhorar resultados agora seria cortar custos.

Como resultado, a empresa afirmou que irá reduzir a sua equipe em 20%, ou seja, 2.200 funcionários, que seriam em sua maioria representantes. O objetivo será melhorar a eficiência dos representantes e não diminuir a força de venda no mercado.

Investidores esperam novos sucessos da empresa, vários foram anunciados recentemente. Alguns dos projetos: remédio contra a obesidade com efeito de redução do apetite, remédio para o tratamento da HIV e remédio para cancer de mama, tireóide e pulmão. Também estão sendo desenvolvidos projetos para encontrar outras utilidades de remédios já existentes.

Como exemplo, o remédio Lyrica, um remédio já utilizado em epilepsia. Este remédio que já traz USD$1 bilhão para a empresa também demonstra bons resultados para o tratamento de Fibromialgia.

A prova real do sucesso da empresa sairá em Março, quando investidores saberão dos resultados do torcetrapib.

Fonte: Business Week.