Tuesday, October 31, 2006

Opinião - Google Domina o Globo??

O quanto tudo mudou desdo início da internet... Lembro que em 1991 quando nossa família morava nos EUA, achei super incrível quando meu Pai mandou um email para o Brasil. Ele podia "mandar cartas" para o Brasil sem pagar nada, sem ir aos correios, sem demorar, era imaginável!! Depois os tempos mudaram e começamos a usar a internet para pesquisas (faculdade, trabalho), mandar emails, etc. E depois... chegou o tal Google. Agora, felizmente ou infelizmente o quanto a vida ficou vinculada à internet. Procurando sempre otimizar minhas tarefas, organizar minhas coisas, busquei ferramentas (ou elas me buscaram) para otimizar e organizar a minha vida.

Procurando ferramentas para ajudar nesta era da informação, achei muitas ferramentas da Google que ajudam bastante (não trabalho para a empresa, sou somente um cliente satisfeito).


Primeiro nós temos a página inicial, Personalized Homepage:
Colocando esta página sempre para abrir com o firefox, tenho logo as informações de notícia, meus emails, aniversários do orkut, etc. Fica tudo bem acessível para eu não precisar digitar os "www"s e perder preciosos segundos.



Depois vem o Gmail:
Bastante espaço para guardar tudo que preciso. Usando um simples programa, consigo utilizar o gmail como um drive externo, fazendo uploads de arquivos até 10mb. O programa, baseado em Ajax é rápido, simples mas com vários recursos que facilitam a organização de emails por filtros e o que o google chama de conversas.



Google Calendar:
Há dois meses utilizo este programa para organizar toda a minha agenda. Facilmente é possível criar compromissos, modificar eventos, enviar convites RSVP, criar agendas múltiplas. Utilizo uma agenda para compromissos do trabalho, outro de atividades pessoal, outro para reuniões específicas. Com isso consigo rapidamente identificar tema de eventos e compartilhar eventos específicos com outras pessoas. Esta ferramenta também é integrada com o Gmail.

Docs and Spreadsheets:
MS Office móvel, ou... Open Office móvel (ao menos quase). Agora podemos criar, editar e compartilhar arquivos de texto (ex. Word) e planilhas (ex. Excel) tudo online. Coloco online documentos que utilizo frequentemente. Caso eu esteja em casa e alguém do trabalho me liga, estou com as informações; ou, pego um texto que estou criando, compartilho com outra pessoa e juntos trabalhamos no projeto, ou... como aconteceu ontem a noite, minha namorada ligou pedindo para eu criar um arquivo de tal forma, criei, compartilhei com ela. Funções de cada programa ainda são limitados, mas para a maioria de nós, o que temos oferecido aqui será o suficiente.


O Page Creator:
Não utilizo ainda muito esta ferramenta. Mas há bastantes recursos para criar um site, bem fácil, bem dinâmico e você consegue um endereço da google como: http://SEUNOME.googlepages.com. Criar um site ainda não achei tão vantajoso, prefiro a interação com o usuário que o blog permite. Isso nos leva para o...



Blogger:
Comecei a utilizar um blog de outra empresa para informar amigos de alguns países sobre a minha vida, as novidades, etc. Mas depois decobri o blogger, site mais dinâmico, visual mais atraente, mais rápido e de fácil utilização. Conseguindo formatar o código do template também me permite criar o meu blog, modificando algumas coisas que eu achar melhor. Então criei um blog pessoal e agora este blog, fruto do meu interesse para investir em ações, conhecer mais o mundo da tecnologia e dos negócios e sua interação com a vida do cotidiano.


Analytics:
Com a utilização do blogger, vem vários outros recursos... O Analytics me dá a chance de saber a saúde do blog, quantos visitantes, ou seja toda a estatística de marketing. São gráficos altamente específicos, detalhados, vários recursos que na verdade acho que utilizo realmente 15% das funções.



Picasa:
Uma das várias empresas compradas pela Google, armazena fotos, são 250mb disponíveis. Coloco várias fotos para compartilhar com amigos e para utilizar também neste blog.






Reader:
Sempre a noite, gosto de ler as notícias. Com este agregador de notícias, junto jornais do mundo todo e blogs. Passo pelas manchetes, histórias específicas e as de maior interesse abro em outra janela para ler detalhadamente. O Reader foi modificado recentemente para uma utilização bem mais dinâmica e eficiente.



Notebook:
Grande parte destes posts foram escritos com a ajuda desta ferramenta. Ao encontrar uma matéria interessante, seleciono ela e adiciono ao Notebook. Esta ferramenta permite extrair conteúdos de sites para você criar um "caderno" com as informações que você quiser. Vou pesquisando de site em site, crio um "caderno" e vou colocando nele as informações mais importantes. Depois de uma pesquisa extensa. Leio o caderno e vou escrevendo o post.


Groups:
Utilizo pouco esta ferramenta, mas acho mesmo que por falta de tempo... Já precisei dela para tirar algumas dúvidas sobre esse novo blogger beta. No Google Groups, refeito também recentemente, podemos criar tópicos de discussão, colocar arquivos para compartilhar, etc.


Google Talk:
Utilizo algumas raras vezes, pois o marketshare no Brasil ainda é dominado pelo MSN. Utilizo mais com colegas do trabalho pois está integrado com o gmail que todos nós utilizamos.

Orkut:
Para relaxar do mundo, conhecer pessoas, fazer contatos com pessoas do passado, de outros lugares, de outros interesses. Essa é a proposta do Orkut. Predominantemente brasileiro, agora está ficando insuportável com spam, mas este problema já está na agenda do google para ser resolvido.


Ufa... serviços e serviços... Valor de tudo isso R$00,00! Descobrindo cada serviço temos muito mais ferramentas para organizar a vida, filtrar informações, saber o que fazer com elas e utilizar elas!

E é assim que o mercado funciona: empresa fornecendo serviços com boa qualidade = aumento em número de clientes + bom gerenciamento = Valorização da Empresa = AÇÕES MAIS ALTAS.

Tem ainda outros recursos como gerenciador de projetos e tarefas que utilizo outras empresas, mas isso é para outro dia. Eu tevia ter colocado AdSense no meu blog também né?! Podia ter ganho um dinheiro...

Monday, October 30, 2006

Notícia - Lula Reeleito

Com 60.8% dos votos válidos, 58,2 milhões de votos foi eleito para mais um mandato o Presidente Lula. Como prioridade no seu novo mandato está a reforma política, enfatizando a fidelidade partidária.

Em discurso de vitória o presidente falou que aprendeu com o mandato passado, por tanto neste mandatado ele iria:
  • Interferir mais nas ações do Congresso;
  • Acelerar a execução das ações tomadas por ele (com prazo de até 30 dias);
  • Manter uma política fiscal dura.

Crescimento do país? Ainda previsto para 5%, no máximo 7%, dependendo do sucesso das ações tomadas.

Foto: Caetano Barreira/Reuters

Notícia - ABN Amro relata crescimento baixo

O Banco ABN Amro, no Brasil atuando como o Banco Real declarou hoje um declínio de 5,6% nos lucros . O banco delcarou um lucro de 1,14 bilhões de euros comparado com 1,20 bilhões no ano passado; ações da empresa caíram 1,25% nesta segunda-feira.

Ativos da empresa aumentaram 13,4% para 6,02 bilhões de euros depois da inclusão do Italiano Banca Antonveneta e expansão dos resultados na América Latina e Ásia. Segundo site do Banco Real, o banco teve no primeiro semestre deste ano um lucro líquido de R$686 milhões, indicando um crescimento de 22% comparado ao ano anterior. Porém, empréstimos não pagos do banco mundial somaram 603 milhões de euros, comparado a 200 milhões de euros no ano passado.

Planos de restruturação com programas de eficiência serão implementados a partir do próximo ano para economizar 300 milhões de euros na América do Norte e Europa. Parte do programa será cortar 500 empregos em sua sede mundial.

Empréstimos não pagos tem prejudicado a empresa nas suas operações no Brasil. Mas operações já demonstram melhoras neste semestre. A principal causa das perdas da empresa apontam ter o Banca Antonveneta como causa.

Sunday, October 29, 2006

Notícia - Oferta Pública: Brasil Ecodiesel


Anunciado recentemente a oferta pública da Brasil Ecodiesel (ECOD3) pela BOVESPA. Irão ser ofertadas mais de 31 milhões de ações (com direito a voto) com valores que variam entre R$17 e R$22. Haverá também a possibilidade da venda do lote suplementar de quase 5 milhões de ações. O Banco Fator S.A. e Citigroup serão os responsáveis pela Oferta Pública no mercado nacional e internacional, respectivamente. No site da CBLC podemos achar o Prospecto Preliminar da empresa.

Biodiesel é uma das fontes de energia alternativas (limpa e renovável), derivado de óleos vegetais e gorduras animais, e está em alto crescimento nos últimos anos. O biodiesel, misturado com o diesel comum reduz a emissão de poluentes no ar e elimina a incrível dependência que temos do combustível fóssil (petróleo).

Utilizando-se de incentivos governamentais a Brasil Ecodiesel foi aberta em 2003. Agora a empresa é líder no mercado brasileiro. Atravéz de leilões públicos realizados pela ANP a Brasil Ecodiesel tem a participação de quase 60% do mercado nacional de biodiesel. Atualmente a empresa possue uma unidade de produção em Floriano, Piauí e tem planos para a construção de mais cinco unidades. A empresa também utiliza a agricultura familiar como fonte de produção, entregando subsídios às família para a produção de mamona em troca da compra da colheita. No total são mais de 21 mil famílias de agricultores associadas. De 2005 para 2006, a empresa estima um crescimento de 25%.

O Prospecto lista alguns fatores de risco para empresa, tais como:
  • Breve histórico da empresa: por ter menos que 3 anos no mercado e menos que 6 meses vendendo em grande escala;
  • Não cumprimento das atuais obrigações: a empresa em leilão deve até 12/2007 um volume de biodiesel à Petrobras superior a atual capacidade de produção;
  • Volume do endividamento: por planejar a construção de mais 5 unidades;
  • Alterações em leis e regulamentos que até este momento favorecem a empresa;
  • Dependência administrativa: segundo o prospecto, "Se qualquer desses membros chave da administração deixar nossa Companhia, poderemos ser incapazes de substituí-los prontamente, podendo afetar adversamente nossa Companhia."
Destino dos recursos da oferta pública:
  • Construção de 5 unidades (17%);
  • Construção de unidades de esmagamento (17%);
  • Capital de giro (14%);
  • Compra de terras e matéria prima (26%);
  • Logística (12%);
  • P&D (4%);
  • Amortização de dívidas (10%).
47,7% do capital da Brasil Ecodiesel é da Eco Green Solutions LLC, sociedade americana que tem como sócia a trust BT Global Investment Fund. Segundo publicado no Valor Online, os nove administradores da empresa detêm 22,5% do capital, sendo que o presidente da empresa, Nelson Silveira, é dono de 13% do capital. O presidente do conselho, Jório Dauster possui 3% do capital e o conselheiro Leo Eduardo da Costa Hime tem 4%. (biografias retiradas do prospecto)

  • Presidente: Jorio Dauster Magalhães e Silva (68 anos), Embaixador, graduado em Política Internacional pelo Instituto Rio Branco. Além de ocupar diversos cargos na diplomacia brasileira a partir de 1961, foi Presidente do Instituto Brasileiro do Café de 1987 a 1990, Embaixador Extraordinário para a Negociação da Dívida Externa de 1990 a 1991 e Embaixador do Brasil junto à União Européia de 1991 a 1998. Exerceu também o cargo de Presidente Executivo da Companhia Vale do Rio Doce de 1999 a 2001. O Embaixador Dauster é consultor de empresas e membro de diversos conselhos e entidades.
  • Vice-Presidente: Nelson José Côrtes da Silveira (48 anos), graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense, em 1979. Sócio fundador e exerceu o cargo de diretor da Enguia Power Ltda., durante os anos de 2001 a 2004. O Sr. Silveira também é Diretor Presidente e de Relações com Investidores.
  • Conselheiro: Marco Antônio Moura de Castro (52 anos), graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em 1977, e pós-graduado em Economia de Empresas pela mesma instituição, em 1980. Ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Safári Club International, entidade mundial de apoio à conservação da fauna e ecossistemas.
  • Conselheiro: Leo Eduardo da Costa Hime (54 anos), graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1975, e pós-graduado em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica, em 1982. Exerceu cargos executivos na Cia. Internacional de Seguros e na Sul América Seguros, durante os anos de 1977 a 1989. Atualmente, é o diretor responsável pelas áreas de planejamento e desenvolvimento de negócios do Banco Arbi S.A. O Sr. Hime acumula cargos executivos na Enguia Power Ltda. e na Quantra Petróleo Ltda. e é membro do Conselho de Administração da Mineração Caraíba S.A.
  • Conselheiro: Marco Antônio Bezerra Campos (46 anos), graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1981. Foi Diretor Jurídico da Rede Brasil Sul de Comunicações – RBS, de 1990 a 2000, bem como Diretor da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão – AGERT, de 1992 a 1998. Além disso, o Sr. Campos prestou consultoria jurídica à associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, à Associação Nacional de Jornais e à Associação Brasileira de Empresas de Televisão por Assinatura – ABTA. Em 1989, fundou o escritório Campos Advocacia Empresarial.
  • Diretor Financeiro: Eduardo de Come (40 anos), graduado em Economia pela Fundação Santo André, em 1986, e mestre em finanças pela Universidade de São Paulo – USP, em 1997. Exerceu o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Volkswagen Financial Services (atual Banco Volkswagen S.A.), entre os anos de 1994 e 1996. A partir de 1996, atuou na DF Vasconcellos S.A., ocupando o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado entre 2001 e 2005. O Sr. de Come é o responsável pela área financeira desde junho de 2005.
  • Diretor: Ricardo Vergílio Alonso da Silva (33 anos), graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade São Francisco – SP, em 1998. É pós-graduado em marketing, com ênfase em comércio internacional, pelo IPEP-SP, em 2000. Exerceu, no Grupo Schneider Electric Brasil, cargos de Coordenador de Marketing de Contas Mundiais, de 2001 a 2003, e Gerente Nacional de Marketing Estratégico e Vendas, em 2004. É o responsável pela área de engenharia industrial desde maio de 2004.
  • Diretor: Francisco Eduardo Garcez Ourique. 51 anos. O Sr. Ourique é graduado em Economia pela Universidade Estácio de Sá, em 1996, após trabalhar como executivo na Europa no período entre 1986 e 1995. Foi Diretor Comercial da Bozzo Commerce Café, durante os anos de 1986 a 1992, bem como Diretor da Companhia Flavour Coffee, de 1992 a 1997. Desde 1995, é também Sócio-Gerente da Supremo Coffee Importação e Exportação. O Sr. Ourique é o responsável por nossa área de suprimentos e vendas desde abril de 2006.
  • Diretor: Paulo de Sousa Coutinho (52 anos), graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1981. Entre 1996 e 2000, ocupou diversos cargos na área de conservação do meio ambiente, incluindo na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro. Foi Presidente do Instituto Estadual de Florestas, durante os anos de 2001 e 2002, e da Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente em 2002. Foi também Assessor de Meio Ambiente da Presidência da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás, durante os anos de 2003 e 2004. O Sr. Coutinho é o responsável pela área de desenvolvimento humano e social desde novembro de 2004.
O mercado de biodiesel tem rápido crescimento no mundo mercado internacional. Segundo o National Biodiesel Board, nos EUA, a produção triplicou entre 2004 e 2005. A Louis Dreyfus Agriculture Industries LLC e Evergreen Renewables LLC anunciaram neste ano a construção de unidades gigantes de produção de biodiesel.

Opinião: Mercado em alta evolução, empresa com um bom crescimento e uma aparentemente uma boa equipe gerencial.

Saturday, October 28, 2006

Newspaper Headlines

Thanks to Alberto Mnegozzi for spreading the word!


Newsuem Front Pages is great site to view the newspaper headline all over the world. Find the continent you want, choose the country and just roll your mouse over the selected cities to see the front page. See the main page as it was printed and if you want more news, just go to the website of the newspaper which is provided by the site. Currently they have 493 front pages in 44 countries!

The company is a Museum of News in Arlington, Va. with the mission to "help the public and the news media understand one another better."

Wednesday, October 25, 2006

Notícia - Sudão


Considerada como a maior atrocidade existente no mundo de hoje, Sudão vive uma guerra civil de imensa proporção. Especialistas falam que 200,000 pessoas morreram e 2,5 milhões de pessoas foram deslocadas de suas casas nos três anos e meio de guerra. As Nações Unidas declaram que está acontecendo um genocídio neste país, mas o próprio governo nega este fato.

Na recente matéria do New York Times de 20 de Outubro com o título "War in Sudan? Not Where the Oil Wealth Flows" podemos ter uma visão basntante impressionante do país.

No ano de 2005 Sudão teve o crescimento do PIB em 8%, neste ano é estimado um crescimento de 12%. Apesar das sanções americanas, investimentos no país chegam a USD$2,3 bilhões comparado a USD$128 milhões em 2000. O que gera toda essa economia? Petróleo. Os investimentos externos estão vindos principalmente dos países ocidentais. O mercado imobiliário cresce com bastante intensidade, construíndo estradas, lojas, indústrias, casas e apartamentos de luxo.

Porém, esta economia não é bem dividida. O país possue "ilhas" bastante desenvolvidas enquanto a maioria do país vive em miséria. Exércitos de rebeldes são contra o atual governo e tentam tomar o controle do país e sua economia, a maior da África e uma das mais emergentes do mundo.

Recentemente o enviado das Nações Unidas foi expulso do país por fazer comentários em seu blog sobre duas perdas do exército do governo. Esta sendo analisado agora se este representante irá ser mudado e se haverá um retorno das Nações Unidas.

O governo rejeita ajuda da força de paz da ONU por não ver a necessidade de tal intervenção. Enquanto isso, respeitando a soberania, o mundo assiste de longe a continuação das atrocidades bilaterais no Sudão.

Tuesday, October 24, 2006

Noções - Fusões, Aquisições, Compra Hostil...

Nota publicada hoje pelo site da ValorOnline, escrita por Catherine Vieira e Carolina Mandl, relata que:
O crescimento do mercado de capitais nos últimos dois anos foi tão forte que impulsionou também o segmento de fusões e aquisições. Dados das empresas de consultoria apontam projeção recorde de negócios neste ano e levantamento feito pelo Valor mostra que desde que as ofertas primárias começaram a se tornar mais presentes no mercado brasileiro já ocorreram 26 operações de fusão ou aquisição envolvendo companhias que foram listadas no mercado nos últimos dois anos.
Já ouvimos essa história em algum lugar...

Em Julho deste ano a Sadia lança na CVM uma Oferta de Compra Hostil da Perdigão. As ações da Perdigão chegaram a subir bastante com a notícia, mas no final a compra não foi feita.

No dia 13 deste mês, tivemos a notícia que a Net Serviços, maior empresa de televisão por assinatura do país está fazendo a Aquisição da Vivax S.A., segunda maior empresa de TV a cabo. Esta transação deverá ser efeita em dois estágios, a última, resultando na compra do controle acionário depois da aprovação da Anatel. Esta compra deverá ser feita por troca de ações.

E tivemos hoje a notícia da Aquisição da mineradora canadense Inco feita pela Companhia Vale do Rio Doce. Com isso a Vale será a segunda maior mineradora do mundo. A transação superior a USD $13 bilhões é a maior aquisição feita por uma empresa brasileira.

Então, qual é a diferença entre estes termos?
  • Fusão:
    • Ocorre quando empresas decidem criar uma união, formando uma nova única empresa. Cargos executivos são divididos, decisões e políticas da nova empresa são discutidas com todos os participantes. Lei 6.404/76, art. 228.
  • Aquisição:
    • Uma grande empresa compra outra menor criando uma expansão da sua participação no mercado. A empresa maior irá criar todas as decisões referente à esta transação e a união administrativa. Lei 6.404/76, art. 228.
  • Compra Hostil:
    • Uma grande empresa oferece um lance para as ações de uma outra empresa com o propósito de comprá-la. O sucesso desta transação fica a critério dos acionistas que aceitam ou não vender suas ações. Com isso, é retirada a participação dos executivos da menor empresa. A compra hostil geralmente fica mais caro para a maior empresa pois o seu lance fica superior ao preço de mercado das ações.

Esta é a nomenclatura mais utilizada nos dias de hoje. Fazendo uma pesquisa ampla, descobri o site da imes Universidade que faz a descrição de três tipos de fusão: Concentração (A + B = C), Incorporação (A + B = A) e Cisão (Setor de A + Setor de B = D).

Monday, October 23, 2006

Notícia - Firefox 2


E agora é lançado no mercado a versão final do Firefox, criado pela fundação Mozilla.

Até agora, vários elogios a este produto, inovações tais como:
  • Novo visual, fazendo o seu uso mais fácil (barras das janelas se destacam quando você passa o mouse);
  • Melhor proteção de segurança (phishing protection) para indicar sites falsos. Este recurso também foi lançado com o IE7;
  • A barra de busca no canto superior da direita indica sugestões de pesquisas enquanto você escreve;
  • Correção ortográfica enquanto você escreve (ao menos em inglês);
  • Mais recursos para extensões.

Como eu dizia... prefiro o Firefox (mas na verdade estou testando o IE7 de vez em quando...).

Friday, October 20, 2006

Notícia - IE7 (Parte II)

Nos primeiros dias de vida, já se fala bastante do IE7.

Relatos foram rapidamente passados que foi descoberta uma falha de segurança no IE7. Porém, informações recentes, já confirmam que a falha descoberta não é do IE7, mas sim do Outlook Express, onde o IE7 serve somente como um intermediário para a falha.

Relatei anteriormente a demora na utilização do IE7 que eu estava tendo. Realmente, depois de analisar com outras opiniões, a instalação é bastante lenta (não sou somente eu!!). Porém, com estudos mais elaborados, o site Lifehacker já informa que o IE7 utiliza menos memória do que o Firefox. Porém, temos que lembrar que há bem mais extensões e temas diferentes no Firefox, coisa que ainda não existe no IE7.

A conclusão de tudo isso é que ainda está tudo sem conclusão. Todos tentam achar falhas no programa, mas ainda é muito cedo para dizer se o Firefox continua com seu marketshare com a versão 2.0 ou se vão haver mudanças com o IE7.

Thursday, October 19, 2006

Notícia - Investimentos

No site do ValorOnline, está a seguinte matéria, escrita por Luiz Cordoniz, incrivelmente interessante:

Como obter retornos satisfatórios nos investimentos em ações

Luiz Codorniz
19/10/2006

A descrição mais sucinta de como ser bem-sucedido nos investimentos em ações foi feita por um jogador de pôquer que estudou até a oitava serie, Puggy Person: "Ain't only three things to gambling: knowin' the 60-40 end of a proposition, money management, and knowin' yourself" ("Existem três coisas nas apostas: conhecer as probabilidades 60%-40%; gestão do dinheiro e conheça a si mesmo").

Os sentidos dos dois primeiros são: 1) busque situações que tenham probabilidades favoráveis; e 2) gestão de risco/tamanho da aposta. Essa citação consta no relatório anual de 2003 do Fundo Legg Mason Value Trust, gerido por Bill Miller, com patrimônio de US$ 19 bilhões, e que superou o S&P nos últimos 15 anos.

Baseado nisso, o leitor pode achar que jogo e investimento são iguais. Somente em alguns casos, tais como "blackjack", onde as probabilidades às vezes são favoráveis ao jogador e a habilidade em contar as cartas é importante para obter uma vantagem sobre o cassino. Já em jogos como loteria e roleta - que não envolvem nenhuma habilidade -, as probabilidades de ganho são desfavoráveis ao jogador, pois o valor esperado é negativo.

Analisando a citação acima, o primeiro item sugere que o investidor invista em ações cujas probabilidades de retornos satisfatórios tenham um valor esperado positivo. Essas opções são aquelas em que existe uma discrepância significativa entre o preço da ação e seu valor intrínseco, ou seja, há aquilo que Ben Graham chama de margem de segurança, em termos quantitativos e qualitativos. Adicione a isso, a existência de um catalisador para provocar uma mudança de percepção do mercado sobre os méritos do investimento, o que acelera o fechamento do gap entre o preço de mercado e o valor intrínseco da ação.

Essa idéia que lidamos com probabilidades quando efetuamos investimentos é também defendida por Marty Whitman, o veterano gestor, de 81 anos, do Third Avenue Value Fund (TAVF), com patrimônio líquido de US$ 8,4 bilhões e retornos de 16,7% frente 9,4% do S&P, desde novembro de 1990. Whitman diz no relatório de 30/04/2006: "TAVF tenta lidar com as probabilidades. A principal maneira que o fundo usa para ter as probabilidades em seu favor é por meio da aquisição de ações de empresas bem financiadas à preços que representam descontos significativos do valor do ativo líquido (valor intrínseco)". Whitman diz também em seu livro "Value Investing: A Balanced Approach" que qualquer bom investimento tem sempre alguma coisa errada, portanto a questão é definir se o problema é estrutural (permanente) ou temporário.

O segundo aspecto foca a gestão de risco, e isso se refere o quanto alocar em cada investimento de forma a minimizar perdas e maximizar os ganhos esperados. Esse tópico foi objeto de um artigo que foi publicado em 20/07/2006 neste mesmo espaço com o título: "Quanto investir em cada papel de uma carteira de ações?" O montante a ser investido em cada componente da carteira será em função das probabilidades favoráveis e isso pode ser estimado aplicando-se a fórmula de Kelly. O investidor deve abster-se de investir em ações que estejam razoavelmente precificadas, sem margem de segurança, pois as probabilidades dos papéis gerarem retornos significativos são baixas e não compensam o risco.

O último aspecto refere-se aos aspectos comportamentais e ao quanto sabemos sobre o que Warren Buffett denomina "círculo de competência", isto é, restringir nossos investimentos àquelas alternativas que conseguimos entender. O primeiro aspecto está em voga, sob o nome de "Behavioral Finance" (Finança Comportamental), e que já foi objeto de artigos nesta coluna. Evitando repetições, abordarei outros aspectos, que são extremamente importantes: disciplina e paciência.

O investidor deve ter disciplina em seguir essa estratégia e paciência para aguardar o surgimento de oportunidades atrativas. Tendo efetuado o investimento, manter a paciência até que o investimento frutifique (existindo uma margem de segurança), pois leva certo tempo para que o mercado reconheça os méritos do mesmo. No prefácio do livro "The Intelligent Investor", de Ben Graham, Warren Buffett diz que "para ser bem-sucedido em investimentos é necessário ter um sólido sistema intelectual para tomada de decisões e a habilidade de evitar que as emoções corroam esse sistema". Nesse mesmo livro, Graham alerta sobre a nossa tendência de deixar-nos influenciar pela manada: "Você não está certo ou errado porque a manada discorda de você. Você está certo porque suas informações/dados e raciocínio estão corretos."

Os dois primeiros fatores não são difíceis de aprender. O desafio são os aspectos comportamentais, e a maioria das grandes perdas ocorre devido a esse fator.

Luiz Codorniz (lmcmarco@yahoo.com) é consultor de empresas e investimentos.

Opinião - Internet Explorer 7


Lançado hoje o Internet Explorer 7 da Microsoft. Infelizmente hoje não colocarei um post tão detalhado quanto eu queria, desculpe leitores, mas estou já com 36 horas de trabalho acumulados em 3 dias... Estou só um pouco cansado...

Mas vamos lá! Seguindo uma linha aparentemente interminável, a Microsoft acorda um pouco tarde, mas ao menos acorda. O IE7 lançado é uma cópia extremamente fiel ao Firefox, produto do Mozilla. Há a vantagem de abrir vários sites na mesma janela, há a barra de busca no canto superior da direita e há uma ferramenta de segurança (anti-phishing) que até agora não vi no Firefox. Ou seja, aos olhos é a mesma versão do Firefox, porém com logos do IE.

Sou um usuário fiel do Firefox, mas ao baixar o IE7 queria escrever este post ao menos no programa novíssimo que instalei no meu computador, mas... O site demorou, demorou, demorou para abrir. Fui então ao Firefox, abri uns 3 sites que uso para este escrever posts e... Agora, com quase tudo feito foi que a janela do blogger abriu. Não sou especialista neste assunto, de quem foi a culpa, mas a minha intenção de homenagear este post completamente ao IE7 não deu muito certo.

Lançado o programa, até agora com a utilização que fiz ainda continuarei com o Firefox, mas ao menos para alguns sites posso usar um produto mais atualizado da Microsoft.

E você, qual programa usa para sites? Qual a sua experiência com o IE7?

Monday, October 16, 2006

Dicas - Organizar Email

Comecei faz algumas semanas a organizar meu email, tendo em vista minimizar o número de emails não respondidos e maximizar a atenção devida a cada email.

Seguindo a filosofia do escritor David Allen, autor do livro Getting Things Done, a caixa de entrada do seu email deve sempre estar vazia. Todos os emails precisam de alguma ação, seja leitura, resposta, encaminhamento, etc. Com estes passos, você diminuirá o tempo para utilizar o seu email e aumentará a sua produtividade.

Segue os passos indicados de acordo com o GTD:
1) É necessário que sejam criadas as seguintes pastas:
@Ação
@Responder
@Aguardar
@Manter
(o símbolo "@" é para que todas estas pastas fiquem juntas no seu programa de email)
2) Deixe seu programa de email para verificar novos emails a cada 30 minutos ou 1 hora, isso tira sua dependência de emails e não irá interromper outras atividades que você está fazendo.

Após estes passos, ao receber cada email você irá ler o conteúdo e transferir ele para uma das pastas criadas de acordo com a função de cada pasta:
  • @Ação = emails que você poderá responder em no máximo 2 minutos;
  • @Responder = emails que você levará um pouco mais de tempo para responder (mensagens que precisam de relatórios, pesquisa em outras fontes, ou longos textos);
  • @Aguardar = emails que para responder você precisa aguardar a informação de outra pessoa, ou você precisa esperar algum outro fato. Caso o email enviado para você precisar da participação de outra pessoa, encaminhe logo o email para a pessoa e aguarde a resposta;
  • @Manter = emails que servem como literatura de referência, como dados importantes, comunicados, novos regulamentos/decisões.

Ou seja, se o email for rápido, transfira ele logo para a pasta @Ação. Depois de toda triagem, vá até esta pasta e responda todos os emails. Caso seja um email que precise de um tempo maior de atenção, coloque ele na pasta @Responder e quando você tiver tempo (antes ou depois do almoço ou perto do final do expediente) responda todos os emails.

Verifique a cada dois dias a pasta @Aguardar para ver se você já tem todas as informações necessárias para responder o email. Se a mensagem tiver uma urgência de resposta e você ainda não tem a informação, tente novamente obter a informação necessária.

A pasta @Manter deverá manter todos as mensagens importantes para fácil acesso.

Importante: caso a sua conta de email tiver espaço suficiente, tente não jogar nada fora. Você deve sempre ter uma pasta Arquivo para guardar todas as informações, até emails já respondidos. Algumas vezes é necessário resgatar algum email que a outra pessoa não recebeu ou então manter um registro das comunicações feitas em relação a um caso específico.

O seu objetivo é sempre ter a Caixa de Entrada vazia; a pasta @Ação com um número inferior a 5 emails; a pasta @Responder com no máximo 10 emails; constantemente verificar os emails do @Aguardar para tentar mantê-lo com menos que 20 emails (dependendo do seu volume de trabalho); e a pasta @Manter com até 60 emails, mas todos com informações atualizadas.

Felizmente consegui chegar a este padrão!!

Monday, October 09, 2006

Notícia - Coréia do Norte


  • Confirmado Teste Nuclear
O mundo hoje acorda com uma notí­cia decepcionante mas infelizmente previsí­vel. A Korean Central News Agency (KCNA), órgão estatal de notí­cias Coreana comunicou que hoje as 1:36 GMT foi feito um teste nuclear no subsolo do paí­s. Até agora a Rússia, paí­s fronteira com a Coréia do Norte, confirmou o teste depois que foi detectado um abalo sísmico ao norte de Pyongyang. Outros paí­ses, incluindo os EUA ainda investigam para confirmar o fato. Até agora, estimativas notam que o abalo demonstra uma bomba equivalente a 550 toneladas de TNT.

  • Política
Este fato acontece um dia após o aniversário de 9 anos de Kim Jong-il no poder da Coréia do Norte. Até o momento, a China, Rússia, Inglaterra, Coréia do Sul e os EUA se pronunciaram fortemente contra este fato. Agora a Coréia do Norte será o 9º país com armas nucleares.

Ao relatar a notícia, a KCNA declarou como "um evento histórico que trousse felicidade para nosso exército e nosso povo." Informou que o teste manterá "paz e estabilidade" na região e será "um grande passo para construir uma próspera, poderosa nação socialista".

  • Mercado
Mercados internacionais hoje já demonstram o abalo desta notícia. A bolsa de Frankfurt começa em baixa de 19 pontos; Paris também perde 19 pontos, FTSE de Londres perde 2 pontos; a Coréia do Sul teve maior perde de 33 pontos; a bolsa do Japão está fechada por um feriado, mas a moeda local já demonstra grande baixa; e o barril de petróleo fica acima dos $60USD.

Maiores abalos na economia mundial irá depender da posição e medidas adotadas pela China, Coréia do Sul, EUA e a ONU. Hoje o Conselho de Segurança da ONU terá uma reunião para eleger o Ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul, Ban Ki-moon como sucessor de Kofi Annan.

Sunday, October 08, 2006

Notícia - Hewlett-Packard - HP


Uma das maiores empresas da lista da Fortune 500 (lista das 500 maiores empresas do mundo feita pela revista Fortune), a HP novamente entra nos noticiários com péssimos relatos. A Última ocorrência foi no início de 2005 com Sra. Carly Fiorina que estava levando a empresa para sérios riscos financeiros. Agora, executivos da empresa estão sendo indiciados por vários crimes. Como tudo aconteceu??

Em Fevereiro de 2005, com a saída da Sra. Fiorina como CEO, a Sra. Patricia Dunn foi eleita Chairwoman da empresa. Logo em seguida foi chamado o Sr. Mark Hurd para ocupar o cargo de CEO.

No dia 6 de Setembro a própria HP relatou que estava espionando seus membros do Conselho de Diretores por suspeita de quebrar o sigilo e divulgar para a empresa CNET informações importantes da empresa, discutidas em reuniões do conselho. A primeira investigação, em 2005, com o nome Kona I não encontrou o culpado pelo vazamento de informações. Porém, a segunda investigação em 2006 denominado Kona II foi bem sucedida. Estas investigações utilizaram dados sigilosos dos membros da HP, de alguns repórteres e de seus familiares para obter o registro de telefones e outras informações confidenciais. Investigadores buscaram registros telefônicos, conversas e mensagens de celular e emails pessoais em busca do traidor.

No começo deste ano a investigação interna descobriu que o Sr. George Keyworth, membro do Conselho de Diretores da HP por 21 anos foi o responsável pelo vazamento de informações. Foi pedido que ele entregasse o cargo em Maio deste ano mas ele negou, porém outro membro do Conselho, Sr. Thomas Perkins retirou-se indignado pelos métodos adotados na investigação.

Toda essa investigação foi feita sob autorização da Sra. Patricia Dunn, que pediu demissão no dia 22 de Setembro, uma semana antes de uma investigação feita pelo governo americano. No dia 5 de Outubro a Sra. Dunn foi indiciada por quatro crimes federais juntamente com mais quatro pessoas envolvidas no caso.

Sr. Mark Hurd, agora eleito como Chairman da HP tem a responsabilidade de levar a empresa para longe da atenção destes fatos. Investidores estão contentes em ver que o Sr. Hurd não teve nenhum envolvimento no caso e continuará forte na empresa. Seu histórico profissional também é bastante favorável para organizar o Conselho de Diretores e ajudar a empresa a manter uma saudável relação com investidores e mercado.

Noções - Organograma Corporativo

Entãoo, quem é quem de uma organização. Observamos em multinacionais cada vez mais as siglas CEO, CFO, Presidente, Conselho de Diretores, entre outros. Linhas estritamente definidas são complicadas para delinearmos estes cargos, pois muitas vezes as descrições ficam a critério das corporações. Mas vamos tentar explicar um pouco isso tudo...




Nos Estados Unidos temos as chamadas C-Corporations que sãoo corporações com vários donos, geralmente com ações vendidas nas bolsas de valores. O lucro vai para a empresa e depois para os acionistas. Diferente da S-Corporation onde geralmente os donos são poucos e possuem total controle da empresa, neste caso o lucro vai diretamente para os donos. A estrutura corporativa que iremos analisar é mais comum em C-Corporations.

Em primeiro planos temos os acionistas (shareholders). Eles financiam a corporação, são efetivamente os donos, com isso tem poder de decisão e participação nos lucros. Podemos nos tornar um dos donos de uma empresa indo à uma bolsa de valores mais perto de você para comprar uma ou mais ações. É lógico, que na maioria dos casos seremos um dos milhares ou milhões de donos da empresa.

Depois temos o Conselho de Diretores (Board of Directors) que são as pessoas que irão cuidar da empresa pensando sempre nos investidores, estão sempre analisando a empresa como um todo, de maneira ampla. Este é o órgão governante da empresa eleito pelos acionistas. Podem ter vindos da própria empresa ou de outra empresa. São as pessoas que escolherão as diretrizes da corporação e elegem as pessoas mais importantes para executar suas decisões.

O Conselho elege seu representante, o Chairperson que também pode agir como CEO (Chief Executive Officer). O cargo de CEO é geralmente o mais importante da empresa. Será a pessoa responsável por executar todas as decisões da empresa, temos como í­cone recente o Sr. Jack Welch (ex-CEO da GE) e Sr. Kenneth Lay (ex-CEO da Enron) como casos de pessoas que levaram suas empresas ao topo e aos pedaços.

Depois temos o Presidente da empresa. Nas empresas menores, geralmente quem cria a empresa é o Presidente, em grandes corporações como estamos analisando, temos o COO (Chief Operating Officer) como o Presidente. Este cargo preocupa-se com o dia-a-dia da empresa, a atenção é bem mais centralizada a uma área. Por isso podemos ter Presidentes de várias áreas/segmentos de uma empresa.

Algumas vezes, dependendo da empresa temos como pessoa-chave o Presidente ou o CEO. Como exemplo é a Microsoft, onde o Sr. Bill Gates é Chairman e o Sr. Steve Ballmer é CEO. O Presidente geralmente teve participação notável na construção da empresa ou então, podemos ter um Presidente que foi promovido, mas o CEO é sempre eleito.

Em altos cargos também temos os CFO (Chief Financial Officer) cuidando das finanças da empresa, o CTO (Chief Technical Officer) cuidando da área de tecnologia, CIO (Chief Information Officer) da área de Informação, recentemente importante pela internet, CSO (Chief Security Officer) na área de segurança de informações e processos, e CCO (Chief Compliance Officer) para observar que a empresa está de acordo com as leis vigentes.

Abaixo temos os Vice-Presidentes Executivos e Vice-Presidentes. Estes cargos cuidam de áreas distintas com bem mais detalhes, são cargos mais especializados e técnicos.

Abaixo disso temos os cargos que são bem mais acessíveis a todos nós, Gerente Geral, Gerente, Supervisor, Funcionário.

Atá agora já pulei um ní­vel deste organograma, dependendo do ponto de vista, posso até ter pulado dois níveis. E você, onde está? Você sabe quem são as pessoas-chaves de sua organização? É notável quem faz o que?

Saturday, October 07, 2006

Notícia - Vôo 1907

Na tarde do dia 29 de Setembro o Vôo 1907 da Gol de Manaus com destino a Brasí­lia (conexão) com 155 pessoas caiu em Mato Grosso após uma colisão com o um jato Legacy da Embraer. O resgate chegou somente após 20 horas depois do desaparecimento da aeronave e os esforços de busca acontece até o presente momento.

Tivemos neste triste acontecimento um fato que pode até resultar em batalhas diplomáticas. O piloto brasileiro do avião americano Boeing 737-800 e um piloto americano do jato brasileiro Legacy 600. Neste momento os pilotos do Legacy estão no Brasil enquanto senadores americanos estão tentando a sua liberação para sair do paí­s. Empresários da Excelaire, empresa americana de avião charter também estão se pronunciando sobre os acontecimentos em defesa de seus pilotos.

Não menosprezando qualquer fato deste trágico acontecimento, notí­cias mais detalhadas deste acontecimento estão em diversos sites da mí­dia nacional e internacional. Gostaria neste espaço de também analisar outro aspecto relacionado a este evento.

Após eventos desta magnitude, conseguimos notar abalos também na economia das empresas envolvidas. Na maioria dos casos...

A Gol, empresa aérea de maior crescimento e com menor custo operacional do Brasil, recentemente adquiriu uma frota da Boeing 737-800. Este avião foi lançado para o mercado em 1998 sendo um dos mais modernos deste fabricante. Desdo acidente a Gol teve suas ações na BOVESPA subirem de valor, de R$34,35 para R$36,72 (cotação de sexta-feira).

A Embraer, empresa brasileira e uma das maiores fabricantes de jatos executivos e comerciais do mundo lançou o Legacy 600 em 2001. Esta empresa brasileira também teve rendimento bom nas bolsas onde possue participação.

A empresa Excelaire tem participação privada e está atualmente com seu jato Legacy 600 apreendido pela justiça brasileira até o final do julgamento do caso.

As principais empresas brasileiras envolvidas até o momento não sofreram abalo nas cotações de suas ações. A alta destas cotações deve-se mais pelo bom rendimento das bolsas nesta semana e não por desempenho das empresas. Futuramente processos judiciais devem ser estabelecidos, especula-se que seja contra a Excelaire mas ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão.

Wednesday, October 04, 2006

Opinião - Bancos

Atualmente utilizo os serviços de três bancos: Bradesco, HSBC e Banco do Brasil. Relato as minhas impressções de cada um:

Bradesco -
Um dos três maiores bancos privados do Brasil. Possue uma ampla variedade de serviços, padrão de todos os principais bancos (seguros, empréstimos, cartões de crédito, "fone fácil", acesso via internet, dentre outros). Tenho nesse banco uma conta poupança bá¡sica.
Prós:
  • Todas as transações que eu já precisei fazer, consegui. Utilizo com frequência todos os serviços pela internet. Este acesso é o que eu considero mais seguro e também mais demorado, precisa-se de um cartão com várias chaves/senhas, esqueceu o cartão em algum lugar e você não consegue acessar o banco online.
Contras:
  • O serviço pessoal deste banco considero péssima. O atendimento é lento, os atendentes, gerentes operacionais e administrativos de várias agências local são extremamente desinformados e desinteressados. Para se ter uma informação já foram necessárias alguns dias e vários contatos de minha iniciativa.
Péssimo Serviço Pessoal = Péssimo Banco (na minha opinião).

Banco do Brasil -
O maior banco governamental do Brasil. Notável por ser bastante acessí­vel, fisicamente e burocraticamente aos consumidores. Tomei a iniciativa de abrir uma conta corrente para transações pessoais.
Prós:
  • Todos os serviços faço online, com idas raras para a agência.
  • Atendimento razoável com a normal variação na qualidade de atendimento (depende do funcionário a quem for pedido auxílio).
  • Todas as operações bancá¡rias que necessito, posso fazer. Inclusive, possue um maior número de empresas com cadastramento de débito atomático.
  • Abertura de contas foi extremamente simples, ajustável às minhas necessidades.
Contras:
  • Restrições encontradas até o momento com a movimentação de compra e venda de ções da BOVESPA pelo próprio banco. Funcionários da agência não estavam ciente de nenhum procedimento de investimento.
Atendimento Bom + Variedade de Serviços = Bom banco.

HSBC -
Um dos maiores bancos do mundo. Possue uma ampla variedade de serviços.
Novo cliente de conta corrente, então eu ainda não tenho informações detalhadas.
Prós:
  • Por ser uma empresa multinacional, o banco possue bastante vantagens como: abertura de contas no exterior ou transferência monetária para outro bancos do mundo inteiro.
  • Tem uma boa estrutura nacional, com vários canais de assistência para pegar informações.
Contras:
  • Abertura de contas altamente burocrática. Eles tem que visitar o cliente para fazer o cadastro da conta. Achei péssima idéia ser obrigatório que alguém do banco entre na minha casa ou no meu trabalho para pegar informações.
  • Funcionários desta cidade são pessoas altamente desinformadas, uma gerente de contas não sabia nem a diferença entre tipos diferentes de conta corrente. Eu tive que explicar para ela...
Qual é o seu banco? Concorda ou discorda do que foi relatado?
Até agora --> Cliente satisfeito = Bom banco.

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